Sobretaxa deve reduzir para todos os contribuintes já em 2016

Mário CentenoA sobretaxa vai ser reduzida já no próximo ano e deverá afetar todos os contribuintes. A informação foi avançada esta manhã pelo Diário Económico, que terá recebido a confirmação por parte de uma fonte ligada ao novo Governo. O PS irá começar as conversações com Bloco de Esquerda e PCP já esta semana para que sejam acordados os moldes em que a redução deste imposto irá ocorrer.

A estratégia que deve ser seguida para levar a cabo esta medida não é ainda consensual entre os três partidos. Os socialistas defendem que a diminuição da sobretaxa deve ser feita de forma gradual. Do outro lado encontram-se Bloco de Esquerda e PCP, que defendem a eliminação imediata da sobretaxa.

Os socialistas consideram que a eliminação desta contribuição extraordinária já no próximo ano não é viável, no entanto precisam do apoio dos partidos à sua esquerda para que a medida seja aprovada. A hipótese que está a ser estudada pelos socialistas é a de criar um sistema de redução da sobretaxa que afete todos os trabalhadores mas que beneficie os contribuintes com menos rendimentos. Desta forma, o PS acredita que irá conseguir o apoio tanto do PCP como do Bloco de Esquerda e garante que este imposto não desparece na totalidade já no próximo ano.

A Autoridade Tributária e Aduaneira irá enviar as informações necessárias ao novo Executivo para que sejam conhecidas quais as condições de partida para a discussão da melhor estratégia. As negociações entre os três partidos devem começar já esta terça-feira e em breve deverá ser conhecida qual a solução que se irá tomar.

Descomplicador:

A sobretaxa irá descer no próximo ano para todos os contribuintes beneficiando aqueles com menores rendimentos. Para ver esta medida aprovada, o PS irá reunir nos próximos dias com Bloco de Esquerda e PCP – que defendem a eliminação imediata da sobretaxa -, de forma a encontrar uma solução que garanta o apoio maioritário no Parlamento.

 

Publicado por: José Pedro Mozos

22 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Socia e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Foi comentador num programa da rádio da sua faculdade sobre actualidade política; editor de música da ESCS Magazine e escreveu para o site Bola na Rede. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, é jornalista na SIC Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *