Sobretaxa deve reduzir para todos os contribuintes já em 2016

Mário CentenoA sobretaxa vai ser reduzida já no próximo ano e deverá afetar todos os contribuintes. A informação foi avançada esta manhã pelo Diário Económico, que terá recebido a confirmação por parte de uma fonte ligada ao novo Governo. O PS irá começar as conversações com Bloco de Esquerda e PCP já esta semana para que sejam acordados os moldes em que a redução deste imposto irá ocorrer.

A estratégia que deve ser seguida para levar a cabo esta medida não é ainda consensual entre os três partidos. Os socialistas defendem que a diminuição da sobretaxa deve ser feita de forma gradual. Do outro lado encontram-se Bloco de Esquerda e PCP, que defendem a eliminação imediata da sobretaxa.

Os socialistas consideram que a eliminação desta contribuição extraordinária já no próximo ano não é viável, no entanto precisam do apoio dos partidos à sua esquerda para que a medida seja aprovada. A hipótese que está a ser estudada pelos socialistas é a de criar um sistema de redução da sobretaxa que afete todos os trabalhadores mas que beneficie os contribuintes com menos rendimentos. Desta forma, o PS acredita que irá conseguir o apoio tanto do PCP como do Bloco de Esquerda e garante que este imposto não desparece na totalidade já no próximo ano.

A Autoridade Tributária e Aduaneira irá enviar as informações necessárias ao novo Executivo para que sejam conhecidas quais as condições de partida para a discussão da melhor estratégia. As negociações entre os três partidos devem começar já esta terça-feira e em breve deverá ser conhecida qual a solução que se irá tomar.

Descomplicador:

A sobretaxa irá descer no próximo ano para todos os contribuintes beneficiando aqueles com menores rendimentos. Para ver esta medida aprovada, o PS irá reunir nos próximos dias com Bloco de Esquerda e PCP – que defendem a eliminação imediata da sobretaxa -, de forma a encontrar uma solução que garanta o apoio maioritário no Parlamento.

 

Publicado por: José Pedro Mozos

23 anos, natural de Lisboa. Aos dezasseis anos percebeu que a sua vocação era o jornalismo. Licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e pós graduado em Jornalismo Multiplataforma pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Entre março de 2016 e junho de 2017 passou pela SIC Notícias. Faz parte da editoria de política da Revista VISÃO desde julho de 2017. Acredita no jornalismo como sendo um dos pilares de qualquer democracia. Atualmente, faz parte do Conselho Editorial do Panorama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *