Tsipras envia recados à Turquia através do Twitter

O Primeiro-Ministro grego, Alex Tsipras, utilizou a rede social para Twitter para enviar alguns recados à liderança turca durante a reunião do Conselho Europeu. Os comentários têm gerado mal estar pela pouca diplomacia que revelam e acabaram entretanto por ser apagados da versão inglesa de Tsipras, mantendo-se ainda online na versão grega.

Tsipras JunckerAlex Tsipras escreveu quatro tweets após a reunião que sentou à mesa os líderes dos países da União Europeia com o governo turco, para discutir formas de travar o fluxo de refugiados para os países europeus. Alex Tsipras não foi de meias palavras e começou por dizer que “felizmente os nossos pilotos não são temperamentais como os vossos contra os russos”, numa mensagem que dirigiu directamente ao Primeiro-Ministro turco, Ahmet Davutoğlu.

Os restantes três tweets iam todos no mesmo sentido, o de pedir ao governo e às autoridades turcas para prestarem mais atenção ao fluxo de refugiados e menos com questões militares, afirmando que “estamos a pagar milhares de milhões de euros em armas. Vocês para violarem o nosso espaço aéreo, nós para vos interceptarmos”.

Davutoğlu ainda respondeu à primeira mensagem de Alex Tsipras, dizendo que a mensagem do homólogo grego não estava em “sintonia com o que foi demonstrado ao longo do dia”. Os tweets de Tsipras foram mais tarde apagados da conta internacional do Primeiro-Ministro grego, estando até ao momento ainda publicados na conta grega de Tsipras.

Descomplicador:

Alex Tsipras dirigiu ontem quatro tweets ao Primeiro-Ministro turco, criticando as prioridades do país e pedindo a Davutoğlu que se preocupe mais com a questão dos refugiados e menos com as questões militares, reclamando ainda do dinheiro que está a ser gasto para controlar os espaços aéreos devido à situação da Turquia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *