Associação Peço a Palavra diz haver “burlar” no processo da TAP

A Associação Peço a Palavra, representada neste caso pelo cineasta António Pedro Vasconcelos e pelo advogado Ricardo Sá Fernandes, processaram dois ex-secretários de estado, o presidente da Parpublica e ainda os novos donos da companhia, Humberto Pedrosa e David Neeleman.

TAPEm conferência de imprensa, António Pedro Vasconcelos disse que a associação apresentou “esta queixa ao Ministério Publico porque existem indícios de burla na venda da TAP”, sendo que as maiores dúvidas são quem é o verdadeiro dono da companhia, o facto do negócio ter sido fechado sem a aprovação da entidade reguladora e o facto de ter sido assinado por um governo em gestão.

Para esta desconfiança da Associação Peço a Palavra conta também o facto de o estado ter assumido 776,7 milhões de euros de dívida com a privatização da companhia, onde se responsabilizou pelo passivo passado, mas também pelo futuro.

Os processos recaem assim sobre Sérgio Monteiro, ex-Secretário de Estado dos Transportes; Isabel Castelo Branco, ex-Secretária de Estado do Tesouro, Pedro Ferreira Pinto, presidente da Parpublica, empresa que gere os activos do estado e ainda Humberto Pedrosa e David Neeleman, os novos donos da companhia aérea.

Ricardo Sá Fernandes, outro dos elementos da associação disse que “existem indícios de burla”, mas que “cabe ao Ministério Publico apurar os factos”. António Pedro Vasconcelos vai ainda mais longe e pede uma “investigação parlamentar” a todas as privatizações dos últimos quatro anos.

Descomplicador:

A Associação Peço a Palavra, representada pelo cineasta António Pedro Vasconcelos e pelo advogado Ricardo Sá Fernandes apresentaram uma queixa no Ministério Publico por indícios de “burla” no processo de venda da TAP. Dois ex-secretários de estado, o presidente da Parpublica e Humberto Pedrosa e David Neeleman são os nomes implicados no processo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *