21 debates em 9 dias. Bem vindos às eleições presidenciais

As televisões enviaram já às candidaturas presidenciais o calendário dos debates que se iniciam logo no dia 1 de Janeiro, dia de Ano Novo. Ao todo são 21 debates que serão realizados em nove dias e que terminam na véspera do inicio da campanha oficial para as eleições presidenciais.

Belém Presidência da RepublicaA RTP, a SIC e a TVI arrancam logo no dia 1 com os primeiros três debates, entre Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias, Maria de Belém e Paulo Morais e Henrique Neto e Edgar Silva. As cadeias televisivas acertaram não transmitir os debates em horários coincidentes, mas cada uma pode decidir se transmite o debate em canal aberto ou nos canais informativos.

A calendarização poderá ainda sofrer algumas alterações caso alguma das sete candidaturas tidas em conta não consiga formalizar a entrega das 7500 assinaturas no Tribunal Constitucional até ao dia 24 de Dezembro. Recorde-se que até ao momento apenas Paulo Morais formalizou já a sua candidatura no Palácio Ratton.

Marcelo Rebelo de Sousa terá o primeiro debate no dia 3 de Janeiro, frente a Henrique Neto e enfrentará Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém no antepenúltimo e penúltimo dia de debates. O último dia, a véspera do inicio oficial da campanha, colocará frente-a-frente, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, num dos debates mais aguardados por colocar frente-a-frente os dois candidatos da área socialista.

Para além destes debates em frente-a-frente, a RTP vai também conduzir um debate entre todos no dia 19 de Janeiro, já em plena campanha eleitoral. A duração dos debates será definida pelos canais televisivos, não tendo sido acordado em conjunto.

Descomplicador:

As televisões enviaram já às candidaturas presidenciais a calendarização dos frente-a-frente. Serão 21 debates em nove dias, com Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém a encerrarem esta maratona. Os debates começam no dia 1 de Janeiro e Marcelo Rebelo de Sousa entre “em cena” no dia 3 de Janeiro frente a Henrique Neto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *