Ana Catarina Mendes “substituiu” António Costa na gestão diária do PS

Ana Catarina Mendes, que foi cabeça-de-lista em Setúbal pelo PS e é vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista vai ser a partir desta tarde a nova Secretária-Geral adjunta do PS, um cargo criado por António Costa para assegurar a gestão diária do partido enquanto o Secretário-Geral ocupa o lugar de Primeiro-Ministro.

Ana Catarina MendesA Comissão Nacional do PS está reunida este Sábado, no Hotel Altis em Lisboa para aprovar um conjunto de mudanças internas no funcionamento do partido, que decorrem das alterações impostas pelo facto de diversas figuras da direcção integrarem agora o Governo. António Costa criou o cargo de Secretário-Geral adjunto que será entregue a Ana Catarina Mendes segundo avança a agência Lusa.

O Partido Socialista vai também criar uma Comissão Permanente, que reunirá o núcleo duro da direcção de António Costa e que será então coordenada por Ana Catarina Mendes. Esta Comissão Permanente é uma ideia que o PSD aplica já, integrando nove elementos e o CDS, que lhe chamou Comissão Executiva e que integra 17 elementos.

Devido às funções governamentais, Fernando Rocha Andrade e Jorge Gomes também terão de deixar os cargos internos, sendo substituídos por outros nomes dentro do partido. Com a formação do Governo de esquerda tinha também saído do Secretariado Nacional do PS, o deputado Sérgio Sousa Pinto.

O cargo de Secretário-Geral adjunto foi criado em 2012 por António José Seguro. Ana Catarina Mendes para além de deputada e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS é também presidente da Federação Distrital de Setúbal, cargo que deverá abandonar por incompatibilidades.

Descomplicador:

O PS vai eleger esta tarde em Comissão Nacional, Ana Catarina Mendes como Secretária-Geral adjunta do Partido Socialista, um cargo criado para tratar da gestão diária do PS enquanto António Costa ocupa o cargo de Primeiro-Ministro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *