Dilma Roussef reactiva luta contra “o golpe”

A Presidente do Brasil, Dilma Roussef volta a apontar a sua prioridade para o combate ao pedido de “impeachment” que foi aceite na Câmara dos Deputados. Este é o primeiro pedido de renúncia que refere já problemas no actual mandato da líder brasileira. Dilma disse já que vai lutar “contra o golpe”.

Dilma RoussefLogo após ter sido notificação acerca do pedido de “impeachment”, Dilma Roussef disse as razões que fundamentam o pedido são “inconsistentes e improcedentes”, mostrando-se indignada com esta aceitação por parte da Câmara dos Deputados, liderada por Eduardo Cunha.

Entretanto o jornal O Globo dá conta que Dilma Roussef deve reunir apoio suficiente para chumbar este pedido. Numa conferência dedicada à saúde, Dilma Roussef recebeu fortes manifestações de apoio que eram simultaneamente críticas à actuação de Eduardo Cunha, que está envolvido em escândalos de corrupção.

A líder do Partido Trabalhista disse à margem dessa conferência que vai “lutar contra esse impeachment porque não fiz nada que o justifique e porque tenho um compromisso com a população do país”. Dilma Roussef está a tentar acelerar o processo de votação antes que se dêem inicio a novas manifestações nas ruas.

Assim, para já, a Presidente brasileira está confiante de que o pedido será chumbado, com o jornal O Globo a contabilizar 258 votos contra o “impeachment”, onde são necessários “apenas” 171. Ainda assim, ontem um dos ministros próximos de Michel Temer, que substituiu Dilma em caso de destituição, pediu a sua demissão deixando a dúvida se estará a apoiar a iniciativa de Eduardo Cunha.

Descomplicador:

Dilma Roussef já colocou no topo das prioridades o combate ao “impeachment” de que está a ser novamente alvo, mas o jornal O Globo dá conta que a Presidente brasileira deverá conseguir fazer chumbar o pedido de demissão na Câmara dos Deputados. Ainda assim, Dilma quer acelerar o processo para evitar manifestações nas ruas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *