Pacheco Pereira presente em fórum de Marisa Matias

O ex-deputado do PSD, José Pacheco Pereira, será orador no Fórum de Ideias para um País Mais Justo e Solidário que terá lugar a 19 de Dezembro, evento organizado pela candidatura de Marisa Matias às Presidenciais do próximo ano. A iniciativa decorrerá em Lisboa, mais concretamente no MUDE (Museu do Design), vindo a contar então com a participação do actual comentador político, que apesar da sua ligação ao PSD sempre se revelou muito crítico para com o executivo liderado por Passos Coelho.

Pacheco PereiraPacheco Pereira, uma das vozes mais reconhecidas do comentário político no nosso país, para lá da sua actividade enquanto professor universitário e escritor, associa-se desta forma a um fórum de Marisa Matias, candidata a Belém e actual eurodeputada pelo Bloco de Esquerda. De recordar que a 30 de Outubro, em artigo de opinião na revista Sábado, Pacheco Pereira havia criticado a candidatura presidencialista de Marcelo Rebelo de Sousa, apelidando-a de “mancha ética”, já que na sua óptica Marcelo se aproveitou dos muitos anos de comentário televisivo para fortalecer a sua posição e para criticar/afastar possíveis adversários. Além disso, ainda considerou que a generalidade da imprensa portuguesa é incapaz de criticar o candidato às eleições de 24 de Janeiro do próximo ano.

Voltando atrás no tempo, é de referir que Pacheco Pereira se destacou em 1986 ao apoiar activamente Mário Soares na sua primeira eleição como Presidente da República, defendendo na altura uma das grandes figuras da história do PS. Já em 2004 Pacheco Pereira demitiu-se do cargo de embaixador da UNESCO quando se tornou público que Santana Lopes substituiria Durão Barroso como Primeiro-Ministro, por forma a não estar dependente de um Governo que pretendia criticar.

Hoje, na SIC Noticias, Duarte Marques disse que “a única certeza de Pacheco Pereira é que está contra o PSD e a favor da esquerda”, acrescentando que “o facto de ser militante do PSD é uma espécie de Rendimento Mínimo Garantido, porque lhe garante mais valor enquanto comentador”, dizendo que “as pessoas devem sair pelo seu próprio pé quando não se sentem bem em casa”.

Descomplicador:

Pacheco Pereira será orador num fórum promovido pela candidatura de Marisa Matias a Belém. O ex-deputado do PSD, feroz crítico dos último Governo chefiado por Passos Coelho, também já virou agulhas no mesmo sentido para Marcelo Rebelo de Sousa, que lidera as sondagens na corrida à presidência.

xlhvve@grandmasmail.com'
Publicado por: João Rodrigues

26 anos, natural das Caldas da Raínha. Finalista de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Foi coordenador de Desporto na ESCS FM no ano 2013/2014, mantendo actualmente um programa na grelha da rádio. É ainda repórter na JVG TV e sou redactor do site desportivo "Bola na Rede".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *