Sondagem Aximage dá vitória a Marcelo à primeira volta

Uma sondagem realizada pela Aximage e publicada hoje no Correio da Manhã dá uma vitória clara à primeira volta a Marcelo Rebelo de Sousa, nas eleições presidenciais. O candidato mais associado à direita é no entanto o preferido também no eleitorado do Partido Socialista e até do Bloco de Esquerda. Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa lutam pelo segundo lugar.

Captura de tela 2015-12-09 15

Grafismo e sondagem: Aximage/Correio da Manhã

O vencedor da primeira volta destas eleições presidenciais está praticamente definido à partida. Os dois combates residem na tentativa de Marcelo Rebelo de Sousa tentar garantir uma vitória na primeira volta e entre os dois candidatos da área do PS pelo segundo lugar nas presidenciais.

A mais recente sondagem, realizada pela Aximage e divulgada pelo Correio da Manhã dá 54,6% dos votos a Marcelo Rebelo de Sousa, atribuindo-lhe assim uma vitória clara na primeira volta. O fundador do PSD é o preferido entre o eleitorado social-democrata e centrista, mas também entre os eleitores associados ao PS e ao Bloco de Esquerda.

Na luta pelo segundo lugar surgem assim, Maria de Belém com 13,4% e logo atrás, Sampaio da Nóvoa com 13,2% das intenções de voto. No entanto, entre os participantes nesta sondagem que votaram PS nas legislativas de 4 de Outubro passado, cerca de 22,6% preferem Maria de Belém, 22,3% preferem Sampaio da Nóvoa e 23,9% preferem Marcelo Rebelo de Sousa.

Marisa Matias, candidata lançada pelo Bloco de Esquerda surge em quarto lugar com 2,4% das intenções de voto e Edgar Silva, do Partido Comunista Português recolhe 1,9% das intenções de voto. Nos candidatos sem apoio partidário, Paulo Morais recolhe 1,1% e Henrique Neto, 0,6%.

Esta sondagem surge um dia antes do PSD e do CDS reunirem os seus órgãos para, ao que tudo indica, aprovarem o apoio oficial à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois partidos tinham combinado debater a questão presidencial em conjunto para tentarem apoiar um único candidato.

Descomplicador:

Numa sondagem da Aximage, divulgada pelo Correio da Manhã, Marcelo Rebelo de Sousa recolhe 54,6% das intenções de voto para as eleições presidenciais. Maria de Belém, com 13,4% e Sampaio da Nóvoa com 13,2% lutam pelo segundo lugar. Marcelo é o candidato preferido no eleitorado do PSD, CDS, mas também do PS e até do Bloco de Esquerda.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *