New York Times assume posição politica contra as armas

O New York Times (NY Times) assumiu há dias atrás uma posição politica frontal e mais contundente na questão da politica de venda de armas ao público. Esta situação ganhou relevância, devido ao facto do diário norte-americano não o fazer desde 1920.

O jornal New York Times publicou no dia 4 de Dezembro um editorial na capa intitulado “Acabem com a epidemia das armas”, uma situação que teve ainda mais importância politica para além do conteúdo, devido ao facto de o diário americano não o fazer há 95 anos.

New York Times Armas Estados Unidos da América

O artigo do New York Times pede assim a responsabilização dos responsáveis políticos, pedindo a interdição da venda de armas ao publico nalgumas categorias. O editor do NY Times, Arthur Sulzberger Jr., disse ao Washigton Post que o objectivo foi transmitir uma mensagem forte e uma declaração visível de frustração e angústia sobre a incapacidade que o nosso país tem de chegar a um acordo sobre o flagelo das armas”, acrescentando que apesar de se viver na era digital, “a capa de um jornal ainda é uma forma incrivelmente poderosa de chamar à atenção para problemas que necessitem de atenção”.

O editorial diz assim, entre outros que “a atenção e raiva dos americanos também devia ser direccionada para os líderes eleitos cujo trabalho é manter-nos seguros”, avisando para o “o dinheiro e poder político de uma indústria dedicada a lucrar com a propagação de armas de fogo cada vez mais poderosas num mercado desregulado”.

Descomplicador:

O New York Times publicou recentemente um editorial na capa criticando a politica de venda de armas ao publico. Foi a primeira vez em 95 anos que o diário norte-americano publicou um editorial na capa, algo que segundo o editor responsável “ainda é uma forma incrivelmente poderosa de chamar à atenção”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *