Esquerda acaba com a prova de avaliação de professores

A Assembleia da Republica aprovou esta manhã os projectos apresentados pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda que revoga a prova de avaliação de professores bem como o regime de requalificação de docentes. O PSD e o CDS votaram contra, mas todos os restantes partidos aprovaram o fim da polémica prova implementada pelo ex-ministro Nuno Crato.

Nuno CratoPCP, Bloco de Esquerda, PS e André Silva do PAN votaram a favor desta proposta, à excepção de Paulo Trigo Pereira, do PS que se absteve no diploma apresentado pelo Bloco de Esquerda. O fim da prova de avaliação de conhecimentos dos professores era um dos objectivos dos partidos da esquerda que pouco mais de duas semanas depois faz assim aprovar o fim desta lei no Parlamento.

Os partidos da direita, PSD e CDS foram assim os únicos a votar contra o fim desta medida implementada no Governo liderado por Pedro Passos Coelho, quando Nuno Crato era o ministro responsável pela tutela. Tem sido aliás na área da educação que a nova constituição do Parlamento tem sido mais pronta a revogar as medidas do anterior governo.

Depois do fim do exame do 4º ano, agora foi a prova de avaliação de conhecimentos dos professores, uma medida que nasceu debaixo de polémica e que chegou inclusive a estar nas instâncias judiciais por iniciativa dos sindicatos e de alguns professores.

Descomplicador:

A Assembleia da Republica reprovou hoje a prova de avaliação de conhecimentos dos professores, uma medida polémica implementada por Nuno Crato e que agora viu o seu fim depois de ter estado inclusive debaixo de instâncias judiciais. A área da educação tem sido aquela onde o novo Parlamento mais rapidamente tem revogado as medidas do anterior governo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *