PSOE baixa para quarto lugar nas sondagens espanholas

O PSOE, o partido socialista espanhol, pode estar em queda livre nas sondagens para as eleições legislativas espanholas, que vão decorrer no dia 20 de Dezembro. O partido de Pedro Sanchez apareceu recentemente em quarto lugar nas sondagens, abaixo do PP, do Ciudadanos e do Podemos.

Pedro Sanchez PSOEUma sondagem divulgada pelo El Confidencial aponta o PSOE de Pedro Sanchez no quarto lugar, com 17% das intenções de voto, a cerca de 9% do vencedor, o Partido Popular de Marino Rajoy, que regista 26,7%. O Ciuadanos, de centro-direita, liderado por Alberto Rivera, regista 23,2%.

A surpresa desta sondagem é então a ultrapassagem do Podemos, liderado por Pablo Iglesias, regista 19%, com o PSOE a registar apenas 17%. Esta sondagem foi realizada entre 27 de Novembro e 9 e Dezembro engloba já o rescaldo o debate entre os líderes partidários e onde se diz que Pablo Iglesias venceu Pedro Sanchez, que deixou a nú algumas fragilidades da estratégia do PSOE.

No debate televisivo, o PP marcou presença através da vice-presidente, Soraya Saenz de Santamaria. No entanto o destaque foi mesmo para o mau desempenho de Pedro Sanchez, que agora se revelou já nesta mais recente sondagem. Ainda assim, até às eleições marcadas para 20 de Dezembro, o líder do PSOE tem ainda oportunidade de recuperar terreno, com a realização de mais um debate entre os candidatos.

Descomplicador:

O PSOE de Pedro Sanchez desceu nas sondagens para quarto lugar, estando abaixo do Podemos de Pablo Iglesias e a nove pontos do Partido Popular de Mariano Rajoy. Pedro Sanchez perdeu terreno após a realização do último debate televisivo onde a crítica atribuiu mais méritos a Pablo Iglesias.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *