Ministro da Saúde promete medidas já implementadas

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes anunciou um conjunto de medidas relacionadas com as taxas moderadoras que se verificam já há quatro anos na lei implementada pelo governo anterior. O gabinete do recém-empossado Ministro da Saúde desvalorizou já a “redundância” do anúncio de Adalberto Campos Fernandes.

Adalberto Campos FernandesO que o ministro de António Costa veio anunciar numa das suas primeiras intervenções publicas foi que “os doentes que chegarem aos hospitais referenciados pela Linha Saúde 24 não pagarão taxa moderadora”, assim como os que passarem inicialmente por um centro de saúde. No entanto, segundo revela o Expresso, a medida está já prevista na lei desde há quatro anos.

Em reacção à situação, o gabinete de Adalberto Campos Fernandes diz que “a intenção era a de deixar um sinal claro de que as taxas moderadoras vão ser reduzidas”, desvalorizando assim qualquer polémica que tenha surgido da “redundância” do anuncio.

A lei em vigor prevê que “no seguimento de referenciação pela rede de prestação de cuidados de saúde primários, os utentes sejam dispensados do pagamento de taxas moderadoras”. No entanto o gabinete do Ministro da Saúde avançou ao Expresso que o modelo de aplicação as taxas moderadoras está a ser revista, remetendo o esclarecimento total das novas taxas para breve.

Descomplicador:

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou recentemente o fim das taxas moderadoras para os utentes oriundos da Linha de Saúde 24 ou dos centros de saúde, mas a medida está já prevista na lei desde há quatro anos. O gabinete do ministro desvalorizou a “redundância” e remeteu detalhes técnicos sobre a revisão das taxas para breve.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *