Dirigentes do ensino superior reuniram-se este fim-de-semana no Porto

O movimento associativo do ensino superior reuniu no fim-de-semana de 12 e 13 de Dezembro em mais um Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA) que decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. André Coelho, presidente da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) foi eleito o representante dos dirigentes do ensino superior para dois órgãos nacionais de relação com o governo.

Encontro Nacional de Dirigentes Associativos Ensino Superior Universidade do PortoO presidente da AAUTAD e colaborador do Panorama foi eleito como representante do movimento associativo do ensino superior para o Conselho Consultivo do Instituto Português da Juventude e para o Conselho Consultivo da Juventude. Estes dois órgãos são considerados essenciais no relacionamento com as estruturas governamentais, sendo que cada mandata tem a duração de um ano.

Entretanto, neste fim-de-semana, os participantes do encontro nacional tomara também um conjunto de posições que pretendem apresentar agora junto dos órgãos da tutela. Este que foi o primeiro encontro após a tomada de posse do novo governo serviu assim para analisar as medidas propostas na área do ensino superior, com o movimento a dizer que “muitas medidas que vão ao encontro às suas reivindicações, ressalvando, contudo, a falta de materialização de propostas concretas”.

Quanto ao programa Retomar, que tem tido baixa adesão, o movimento sugere assim uma “redefinição”, deste mesmo programa, sugerindo que se inclua “a elegibilidade por parte de maiores de 30 anos, a abrangência do programa a cidadãos que não se encontrem em situação de desemprego, a reflexão acerca do valor da bolsa a atribuir e a garantia do cumprimento dos planos de acompanhamento individual por parte das instituições de ensino superior”.

No que toca à acção social escolar, os dirigentes associativos do ensino superior propõe “que seja alterada a fórmula de cálculo do valor da propina mínima, que deve ser fixado em valor correspondente a 1,55 do IAS”, tendo em conta que o Indexante de Apoio Social não é actualizado há vários anos.

Descomplicador:

Decorreu este fim-de-semana no Porto o Encontro Nacional de Dirigentes Associativos, onde foi eleito o presidente da AAUTAD, André Coelho para dois órgãos consultivos de contacto com a tutela, bem como foram tomadas um conjunto de posições acerca do abandono escolar, acção social e de análise do programa do novo governo de António Costa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *