Conselho de Estado: Média de idade dos candidatos é superior a 73 anos

Agora que são já conhecidos os candidatos aos cinco nomes que a Assembleia da Republica pode enviar para o Conselho de Estado, o órgão de aconselhamento do Presidente da Republica, a média de idades é de 73,1 anos, com Carlos César do PS e Francisco Louçã do Bloco de Esquerda a serem os mais novos, com 59 anos.

Conselho de EstadoFrancisco Pinto Balsemão foi o nome mais consensual de todos os que se apresentarão a sufrágio do Parlamento. O militante nº1 do PSD, ex-Primeiro-Ministro e fundador do grupo Impresa será o nome enviado pelo PSD para integrar o Conselho de Estado, com Pedro Passos Coelho a abdicar de marcar presença neste órgão.

Da parte do CDS o nome enviado é o de Adriano Moreira. O histórico dirigente centrista, actualmente com 93 anos, pai da deputada socialista, Isabel Moreira. Foi presidente do CDS entre 1985 e 1988 e reagiu naturalmente a este convite, afirmando à TSF que “sempre se afirmou do CDS” e que por isso entende como normal o convite que surgiu por parte de Paulo Portas.

Na ala esquerda, Carlos César, presidente do Partido Socialista e actual líder do grupo parlamentar do PS será o nome enviado por António Costa. Depois do convite a Manuel Alegre, António Costa optou por enviar assim o presidente do partido, dando cumprimento a uma “tradição” dentro do próprio PS. Carlos César foi presidente do Governo Regional dos Açores e agora é uma das figuras de proa da liderança de António Costa.

Da parte do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, ex-coordenador do partido será o nome enviado por Catarina Martins. Com 59 anos de idade e actual dedicado em exclusivo à sua profissão de professor universitário, Francisco Louçã mostra-se entusiasmado com o desafio em especial pelo facto do Conselho de Estado ser “muito da cor e do entendimento de Cavaco Silva”.

Por último por parte do PCP, o nome proposto será Domingos Abrantes, funcionário do PCP desde 1956 e membro do comité central do partido. Esteve preso 11 anos, em Caxias e em Peniche e regressou do exílio ao lado de Álvaro Cunhal. Com o quarto ano, foi trabalhador fabril durante a juventude, tendo depois dedicado a sua vida ao Partido Comunista Português.

Descomplicador:

Já são conhecidos os cinco nomes que vão integrar o Conselho de Estado pela quota da Assembleia da Republica. Francisco Pinto Balsemão, PSD; Adriano Moreira, CDS; Carlos César, PS; Francisco Louça, Bloco de Esquerda e Domingos Abrantes, PCP, são os nomes que vão integrar este órgão consultivo. A média de idades é de 73 anos, com Adriano Moreira de 93 anos a ser o mais velho e Carlos César e Francisco Louça com 59 anos, os mais novos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *