PSD e PP felicitam Rajoy. Catarina Martins envia os parabéns a Pablo Iglesias

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas enviaram os parabéns a Mariano Rajoy pela vitórias nas eleições espanholas. Catarina Martins congratulou Pablo Iglesias pelos resultados alcançados. O partido “irmão” do PS português, o PSOE não alcançou um bom resultado, mantendo-se assim António Costa fora desta onda de congratulações.

Pedro Passos Coelho Mariano RajoyAs famílias politicas europeias que saíram vencedoras da noite eleitoral de ontem acabaram por se contactar para enviar mensagens de parabéns. O Partido Social Democrata e o CDS que no Parlamento Europeu integram o mesmo grupo do Partido Popular, o Partido Popular Europeu. Já o Bloco de Esquerda acabou por enviar uma mensagem de parabéns a Pablo Iglesias. Bloco e Podemos integram no Parlamento Europeu a Esquerda Unitária/Esquerda Nórdica Verde.

Pedro Passos Coelho numa missiva enviada a Rajoy disse esperar “sinceramente, que a vontade dos eleitores espanhóis possa ser respeitada e que, nessa medida, possas ser bem sucedido na formação do novo governo”, acrescentando ainda que “a recuperação económica e social que soubeste colocar em marcha em tempos de tão grandes dificuldades, como pude testemunhar de muito perto, possa agora prosseguir e aprofundar-se sob a tua liderança”.

O ex-Primeiro-Ministro disse ainda que “a estabilidade política aliada a uma agenda reformista orientada para a criação de emprego e de riqueza é seguramente um resultado muito importante para os cidadãos dos nossos dois países”.

Já Paulo Portas, presidente do CDS, destacou a “nítida vantagem em votos, mandatos e percentagem”, esperando também que “o PP como maior partido de Espanha e vencedor das eleições possa formar governo e alcançar uma plataforma de estabilidade”. Tal como Pedro Passos Coelho, Paulo Portas destaca também a “recuperação e crescimento da economia” espanhola.

Já Catarina Martins enviou logo ao inicio da noite uma curta mensagem de parabéns a Pablo Iglesias, líder do Podemos, dizendo que com o Podemos “a esperança faz o caminho para derrotar a austeridade”. Catarina Martins e Pablo Iglesias participou em várias iniciativas do Bloco de Esquerda, assim como Alex Tsipras.

De referir ainda que Marisa Matias foi uma das apoiantes internacionais do Podemos, aparecendo a sua mensagem de incentivo ao voto ao lado de nomes como Mujica, Lula da Silva e outros. O deputado José Soeiro esteve também na sede do Podemos em Espanha onde acompanhou a noite eleitoral.

Descomplicador:

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas enviaram mensagens de parabéns a Mariano Rajoy, enquanto Catarina Martins enviou os parabéns a Pablo Iglesias. José Soeiro, deputado bloquista acompanhou a noite eleitoral na sede do Podemos em Espanha.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *