Varoufakis despede-se de 2015 com críticas ao Eurogrupo

O polémico ex-Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis despede-se do ano de 2015 com um conjunto de criticas ao Eurogrupo e a responsáveis políticos da União Europeia. O ex-ministro de Alexis Tsipras disse que “quiseram correr comigo” das reuniões do Eurogrupo.

VaroufakisNuma entrevista a um jornal holandês, Yanis Varoufakis disse saber “do que falava” nas reuniões do Eurogrupo e ser esse o motivo pelo qual quiserem “correr” com ele. Varoufakis recusa as acusações que lhe eram lançadas de que iria para as reuniões “ensinar” os restantes ministros, dizendo que “os meus discursos eram moderados, os meus planos bem medidos, os meus conselheiros não eram lunáticos de esquerda”.

Yanis Varoufakis vai mais longe e diz mesmo que “atiraram veneno e mentiras para cima de mim, retratando-me como um perigoso radical de esquerda quando, na verdade, eu era o ministro mais à direita ali”, acusando Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo de ser uma “marioneta” de Schauble, o Ministro das Finanças alemão.

Para Varoufakis, Schauble controla a agenda e os temas que são abordados, reservando para Dijsselbloem um papel meramente decorativo e que não toma “uma decisão sem telefonar a Schauble”. O ex-ministro grego diz ainda que o Eurogrupo só é um sitio bom se se for um: “psicopata”.

Varoufakis deixa elogios apenas a Mário Draghi, mas acrescenta que “sente-se frustrado pelas limitações sufocantes do mandato do BCE”. A última critica foi dirigida a Alex Tsipras, de quem diz que “se rendeu às exigências do Eurogrupo sem me consultar”, mostrando-se desiludido pela quebra de confiança.

Descomplicador:

O ex-Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis deixou um conjunto de críticas ao Eurogrupo e aos principais protagonistas políticos europeus. Para Varoufakis, Schauble é quem controla tudo e mostra-se desiludido com a quebra de confiança de Tsipras.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *