Catalunha prepara-se para eleições antecipadas

A esquerda catalã não viabilizou a liderança de Artur Mas, precipitando assim eleições antecipadas na região autónoma. A CUP não deu o seu aval à liderança de Mas para o Generalitat, o parlamento regional. Assim o governo independentista não consegue encontrar condições para se viabilizar.

Catalunha Barcelona

A cúpula da Candidatura d’Unitat Popular decidiu esta manha o apoio ou não à liderança de Artur Mas, tendo sido reprovada com 36 votos contra e 30 votos a favor, não dando assim condições ao principal protagonista político para tomar posse.

A CUP já confirmou a decisão e Artur Mas não tem assim condições para ser investido como líder da região autónoma. A coligação liderada por Mas, Juntos pel Si venceu as eleições para a Catalunha com 39,6% dos votos, ficando a seis deputados de alcançar a maioria absoluta.

Artur Mas é um dos líderes que mais pressão tem feito para se iniciar um processo de independência da Catalunha. Artur Mas tinha até 10 de Janeiro para apresentar uma solução de governo, não conseguindo assim cumprir o prazo.

Sem apoio da CUP, terão assim de existir eleições antecipadas que se deverão realizar em Março. No território espanhol ainda terá de ser encontrada uma solução de governo, senão o cenário que se regista agora na Catalunha irá verificar-se em todo o território espanhol.

Descomplicador:

A Catalunha vai ter de ir novamente a eleições. A CUP não viabilizou a liderança de Artur Mas, provocando assim a queda do actual parlamento. Artur Mas tem até 10 de Janeiro para ser investido mas não vai conseguir garantir as condições necessárias para tomar posse como líder regional.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *