Dívida pública cresce dois mil milhões de Outubro para Novembro

A dívida pública portuguesa subiu cerca de dois mil milhões de euros de Outubro para Novembro, segundo o relatório divulgado hoje pelo Banco de Portugal. Agora a dívida portuguesa totaliza os 231,1 mil milhões de euros. A justificação dada pelo banco central é o “aumento de empréstimos”.

Taxa de Juro Dívida PúblicaSegundo o BP Stat, o relatório do Banco de Portugal, o aumento de empréstimos foi na ordem dos 0,9 mil milhões de euros, para além de um acréscimo de obrigações do tesouro no valor de mil milhões de euros, sendo os principais responsáveis pelo aumento da dívida pública de Outubro para Novembro.

Apesar do aumento da dívida publica, o relatório indica que ainda assim existiu um “incremento mais acentuado” dos activos em depósitos, na ordem dos 2,5 mil milhões de euros. Assim no final de Novembro a dívida portuguesa cifrava-se nos 213,5 mil milhões de euros.

Ainda assim, ao que acrescenta o Diário Económico estes dados não englobam ainda os dados do resgate do Banif, que fará aumentar a dívida pública em mais três mil milhões de euros, segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). Estes dados devem reflectir-se no relatório correspondente ao mês de Dezembro. Recorde-se que o Programa do Governo do Partido Socialista esperava um rácio de dívida de 128,2% do PIB, mais três pontos percentuais face aos dados avançados pelo executivo de Pedro Passos Coelho.

Descomplicador:

O relatório mais recente do Banco de Portugal indica um aumento de dois mil milhões de euros na dívida pública portuguesa. Estes dados devem-se sobretudo a empréstimos e obrigações do tesouro, mas não englobam ainda o resgate do Banif que fará aumentar a dívida em mais três mil milhões de euros, segundo a UTAO.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *