Franceses não querem Hollande nem Sarkozy

Três em cada quatro franceses não querem ver François Hollande e Nicolas Sarkozy como candidatos presidenciais em 2017. Uma sondagem divulgada pelo “Le Parisien-Aujourd”hu” indica que 74% dos franceses não quer a actual nem a anterior solução presidencial.

Nicolas Sarkozy88% consideram que a vida politica francesa necessita de novos protagonistas, recusando assim uma solução repetida, o que retira força a Nicolas Sarkozy, depois de ter sido a “bóia de salvação” da esquerda contra a vitória na primeira volta das eleições regionais francesas por parte da Frente Nacional por parte de Marine Le Pen.

Ainda assim, esta sondagem não aponta melhores sinais para Le Pen. Se 74% dos franceses recusam Hollande e Sarkozy, 61% também não vêem com bons olhos uma candidatura da líder da Frente Nacional. Mas se na extrema-direita os franceses recusam a solução apresentada, na extrema-esquerda o cenário é semelhante, porque 76% dos inquiridos também não têm Jean-Luc Mélenchon como favorito.

Em 2012, François Hollande, Nicolas Sarkozy, Marine Le Pen e Jean-Luc Mélenchon com Hollande a bater Sarkozy por 51,6% contra 48,3% na segunda volta. Ainda assim e apesar de agora recusarem as soluções disponíveis os franceses demonstram uma grande simpatia por Alain Juppé, de 70 anos de idade e que pretende conquistar a liderança dos Republicanos a Sarkozy nas primárias que se realizam em Novembro deste ano.

Juppé foi já Primeiro-Ministro francês e é visto como a principal alternativa a Nicolas Sarkozy que apesar dos bons resultados nas eleições regionais sofreu uma forte contestação interna.

Descomplicador:

Uma sondagem divulgada por um jornal francês avançou que 74% dos franceses não querem que uma solução de futuro passe por François Hollande ou por Nicolas Sarkozy. O principal desejo dos inquiridos é Alain Juppé, ex-Primeiro-Ministro de 70 anos que pretende concorrer contra Sarkozy às primárias dos republicanos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *