Podemos limita salários dos deputados

O Podemos definiu internamente regras acerca de remuneração dos seus deputados, criando assim um tecto máximo. O excedente vai reverter para os cofres do partido ou será doado à caridade segundo as indicações do partido liderado por Pablo Iglesias.

Pablo IglesiasOs deputados eleitos para o Podemos vão receber no máximo o valor correspondente a três salários mínimos, ou seja, 1950 euros. Os restantes deputados recebem 2813 euros, ou seja mais 863 euros do que os do Podemos, para além das ajudas de custo que no partido de Pablo Iglesias estão também bloqueadas.

A reunião de onde saíram estas decisões durou mais de nove horas e acrescenta ainda que o excedente reverte para a conta do partido ou então será doada à caridade. Das ajudas de custo, o subsidio de alojamento está também limitado a 850 euros, devendo ainda os eleitos renunciar a pensões para antigos parlamentares e aos três mil euros disponíveis para táxis e ainda o subsidio para internet no domicilio.

Este tipo de regulamentação dentro do Podemos aplica-se desde a eleição do primeiro deputado para o Parlamento Europeu em 2014 segundo adianta também o El País, aplicando-se agora aos novos deputados eleitos para o parlamento espanhol.

O Podemos elegeu nas eleições espanholas 69 deputados, embora alguns dos lugares sejam ocupados por candidaturas independentes ou por coligações com partidos regionais. Embora o salário bruto dos deputados espanhóis seja de 2813 euros, a maioria recebe perto de 5730 euros com os complementos.

Descomplicador:

O Podemos limitou o salário dos seus deputados a três ordenados mínimos, ou seja, 1950 euros, menos 863 euros face ao habitual, limitando assim os complementos como o dinheiro disponível para táxis e para internet em casa. Este tipo de regulamento existe desde a eleição do primeiro deputado para o Parlamento Europeu.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *