António Guterres regressa a Portugal mas para umas férias

António Guterres regressou recentemente a Portugal mas para o futuro só falou em férias. O ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados esteve pela primeira vez num evento após ter deixado o cargo e para já deixou só a garantia de que não regressará à vida politica activa em Portugal.

António GuterresO também ex-Primeiro-Ministro disse que para já vai “descansar” e gozar umas “férias”, aproveitando assim este tempo de paragem para balanço e para “reflectir sobre como poderei utilizar os meus conhecimentos e a minha experiência para fazer algo de útil”.

Neste mesmo evento onde esteve também o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que espera ver António Guterres de regresso ao activo, esperando um “contributo ao mais alto nível”. O lugar ao qual é apontado António Guterres é o de secretário-geral da ONU, no entanto a sua eleição poderá não ser fácil.

As regras informais da Organização das Nações Unidas apontam para que o sucessor de Ban Ki Moon seja uma mulher e proveniente do leste europeu, o que exclui assim António Guterres que segundo alguma imprensa internacional é visto apenas como uma solução de alternativa caso falhe a primeira opção.

Para já António Guterres vai assumir o cargo de administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, para além de se dedicar a participar em diversas conferências e palestras acerca da temática dos refugiados.

Descomplicador:

António Guterres esteve pela primeira vez desde que deixou o Alto Comissariados das Nações Unidas para os Refugiados, mas garantiu apenas que não pretende regressar à vida politica activa em Portugal e que para já vai tirar umas férias. Guterres é apontado à liderança das Nações Unidas, mas não parte como favorito à sucessão de Ban Ki Moon.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *