Varoufakis lança movimento de esquerda na Europa

O ex-Ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, vai lançar em Fevereiro um novo movimento de esquerda na Europa. A apresentação está agendada para Berlim e a ideia é captar partidos como o Podemos de Espanha, criando assim um novo movimento de mudança politica em todo o território europeu.

VaroufakisO lançamento do movimento DiEM25, Movimento Democracia na Europa 2025, será lançado num teatro da capital alemã no dia 9 de Fevereiro e tem como cara principal Yanis Varoufakis, que foi ministro do primeiro governo liderado por Alex Tsipras na Grécia.

Este movimento de esquerda tem como objectivo “democratizar” a Europa e pretende captar a atenção de partidos como o Podemos. A ideia é captar os partidos e movimentos que não aceitem as politicas de austeridade e conseguir assim através da união de diversos partidos de diversos países criar uma “nova força” no território europeu que permita à esquerda conquistar mais mediatismo.

Yanis Varoufakis disse recentemente à imprensa italiana que quer criar uma terceira alternativa, entre o regresso ao Estado-Nação e às actuais estruturas autocráticas das instituições europeias que coordenam neste momento a politica europeia.

Descomplicador:

Yanis Varoufakis vai lançar em Fevereiro em Berlim, na Alemanha um novo movimento europeu de esquerda que pretende unir os partidos e movimentos anti-austeridade. A ideia é captar a atenção de partidos como o Podemos para criar uma nova solução governativa e “democratizar” a Europa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *