Tensão entre Arábia Saudita e Irão sobe de tom

A Arábia Saudita cortou relações com o Irão na sequência de uma polémica que gerou tensão entre dois países após o execução do clérigo xiita Nimr Baqer al-Nimr. O anúncio deu-se na sequência de um ataque à embaixada da Arábia Saudita em Teerão.

Arábia Saudita Irão XiitasO anúncio foi feito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros saudita que declarou assim o corte de relações entre os dois países após as manifestações junto à embaixada da Arábia Saudita em Teerão no Irão. Para além do clérigo xiita foram executados outros 46 “terroristas”, naquela que é considerada pela Humans Rights Watch como a maior execução em massa na Arábia Saudita desde 1980.

Adel al-Jubeir, Ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou também em conferência de imprensa que todos os diplomatas iranianos presentes em território saudita tinham 48h para abandonar o país, período que já foi alcançado.

O ministro responsável pelas relações externas criticou ainda as “ingerências negativas e agressivas do Irão nos assuntos árabes que frequentemente provocam danos e destruição”, referindo-se aos danos provocados no edifício da embaixada em Teerão.

Entretanto o presidente iraniano interveio mas não para pôr “água na fervura”. Rouhani disse que “a Arábia Saudita não pode esconder o seu crime, de decapitar um líder religioso, através do corte de relações diplomáticas com o Irão”. Entretanto as manifestações vão aumentando junto das embaixadas da Arábia Saudita.

Descomplicador:

A Arábia Saudita e o Irão cortaram relações após a execução de um clérigo xiita numa execução em massa que é já considerada a maior desde 1980. O Irão mostra-se indignado com o corte de relações por parte da Arábia Saudita para “esconder um crime”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *