Assunção Cristas lidera sondagem para a liderança do CDS

Uma sondagem realizada pela Aximage e divulgada hoje aponta Assunção Cristas como a preferida dos portugueses para suceder a Paulo Portas na liderança do CDS. A ex-Ministra da Agricultura vence Nuno Melo por mais de metade das preferências. Hoje decorre o Conselho Nacional para definição das regras do congresso.

Assunção CristasPara os eleitores portugueses Assunção Cristas vence com 41,8% face a 31,5% de Nuno Melo e 3,2% de João Almeida. Dentro dos eleitores do CDS os números são ainda mais distantes, com Assunção Cristas a registar 51,3% e Nuno Melo a registar 27,5%. Só dentro dos eleitores do Partido Social Democrata é que Nuno Melo regista maior preferência (43,4%) face a Assunção Cristas (41,1%).

A sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã indica ainda que Assunção Cristas recolhe mais preferências no sul e nas ilhas, bem como na área metropolitana de Lisboa, com Nuno Melo a receber a maior parte do seu apoio na zona norte de Portugal.

Neste estudo, 71,8% dos inquiridos diz ainda concordar com a saída de Paulo Portas da liderança dos centristas, 16 anos depois de ter tomado posse pela primeira vez como presidente, após um congresso em Braga onde derrotou Maria José Nogueira Pinto.

O Conselho Nacional marcado para hoje às 20h30 na sede nacional do partido, vai definir a data do congresso, o regulamento de eleição dos delegados ao congresso, o regulamento do congresso e ainda a comissão organizadora da reunião magna que vai eleger o sucessor ou a sucessora de Paulo Portas.

Descomplicador:

Assunção Cristas lidera as sondagens para a liderança do CDS, aparecendo muito à frente de Nuno Melo, em especial entre os eleitores dos centristas. Só os eleitores do PSD preferem o eurodeputado à ex-Ministra da Agricultura. Hoje decorre o Conselho Nacional que decide os detalhes do congresso.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *