Ministro do Ensino Superior reuniu com dirigentes associativos e deixou conjunto de garantias

O Movimento Associativo Nacional reuniu esta Terça-Feira com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor para o colocar a das conclusões que surgiram do Encontro Nacional de Dirigentes Associativos, mas também para discutir algumas medidas do programa do Governo na área da ciência e do ensino superior.

Manuel Heitor

Manuel Heitor

Uma das promessas do novo ministro da tutela é a constituição do Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES), um órgão que está previsto na lei desde 2007 mas que nenhum governo até ao momento constituiu formalmente. Para já Manuel Heitor comprometeu-se em dar seguimento à formação deste órgão, tendo agora de escolher as personalidades que o integram. Para os dirigentes associativos este é um “órgão importante para a definição macro-estratégica do ensino superior” e pode representar ainda o “pontapé de saída fundamental para lançar a discussão sobre temas como a reorganização da rede, estratégia da acção social a nível nacional”, segundo nos diz Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto.

A acção social foi também um tema abordado neste encontro, com o ministro a mostrar “vontade” em reforçar a acção social escolar como “factor do alargamento da base de recrutamento de estudantes para o ensino superior para que efectivamente se aumentem os números dos estudantes”. Ainda neste ponto foi também manifestado por parte dos estudantes o desejo em ver apresentado o relatório sobre o abandono escolar, algo que devia ter sido concluído em 2013.

Por fim, a tão afamada “dotação orçamental”, também viu por parte do ministro Manuel Heitor vontade em aumentar os recursos. Segundo o Panorama apurou as dotações orçamentais para 2016 manter-se-ão inalteradas face ao ano anterior, havendo apenas um reforço para reposição de massa salarial nas instituições, sendo ainda lançado um grupo de trabalho para desenvolver uma estratégia para o financiamento do sector”. A par disso, também as verbas para bolsas de doutoramento da Fundação para as Ciências e Tecnologias serão reforçadas, embora não seja ainda conhecido o valor.

Descomplicador:

Os dirigentes associativos do ensino superior estiveram hoje reunidos com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Para já ficaram as promessas da constituição do Conselho Coordenador do Ensino Superior, mas também o alargamento da acção social escolar e o reforço de verbas nalgumas instituições e nas bolsas de doutoramento.

 

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *