Marcelo a subir nas sondagens. Sampaio da Nóvoa ultrapassa Belém

Marcelo Rebelo de Sousa está a subir nas sondagens, segundo revela o mais recente estudo realizado pela Eurosondagem e avançado pelo Expresso e pela SIC. Marcelo Rebelo de Sousa vence à primeira volta com 54,8%, uma subida de 2,3 pontos percentuais. A surpresa é a ultrapassagem de Sampaio da Nóvoa a Maria de Belém na luta por um lugar na segunda volta.

Marcelo Rebelo de SousaApesar da segunda volta estar mais longe, fruto da subida de Marcelo Rebelo de Sousa que está assim a 4,8% acima dos necessários 50%, é Sampaio da Nóvoa quem agora está mais perto de garantir um lugar caso se venha a disputar. O candidato apoiado pelos principais dirigentes próximos de António Costa garante para já 16,8%, ficando assim à frente de Maria de Belém com 16,3% das intenções de voto.

Maria de Belém regista a maior queda, perdendo 1,8% face à ultima sondagem. Marisa Matias regista 4,8% dos votos, acima do candidato comunista Edgar Silva que regista 4% das intenções de voto deste estudo da Eurosondagem.

Dos candidatos menos mediáticos, Paulo Morais tem 1,6%, deixando atrás Henrique Neto com 1,1%. Nos três últimos lugares estão Cândido Ferreira, Vitorino Silva e Jorge Sequeira com 0,2%. A sondagem parte do principio que os inquiridos que não sabem/não respondem se abstêm, o que corresponde a 17,7% das entrevistas realizadas.

Numa hipotética segunda volta, Marcelo Rebelo de Sousa voltaria a ganhar quer frente a Sampaio da Nóvoa quer a Maria de Belém. Face a Sampaio da Nóvoa, Marcelo garante 63% face aos 37% do candidato da área socialista, enquanto frente à ex-presidente do PS, Marcelo garante 63,7% contra os 36,3% de Maria de Belém.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa aumenta a sua vantagem face à concorrência e garante a vitória à primeira volta com 54,8% dos votos. Sampaio da Nóvoa ultrapassa Maria de Belém e garante um melhor resultado numa segunda volta, embora a vitória seja sempre atribuída a Marcelo Rebelo de Sousa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *