Actualizado: Morreu Almeida Santos

O presidente honorário do Partido Socialista, António Almeida Santos faleceu durante a noite de de 18 de Janeiro. A informação começou a circular na imprensa nacional durante a madrugada de dia 19. Almeida Santos tem sido nesta campanha presidencial um dos grandes apoiantes de Maria de Belém.

Almeida SantosO presidente do Partido Socialista, Carlos César reagiu imediatamente à noticia na sua página do Facebook, ao dizer que “devo uma amizade quase paternal”, recordando os “muitos e importantes momentos durante 40 (!) anos e com ele aprendi tanto”, classificando-o como uma pessoa “paciente, persistente, pedagogo e…tinha quase sempre razão, sem que tivesse que alterar o tom de voz para persuadir”. Entretanto as reacções à morte do ex-presidente do PS têm-se multiplicado (ver AQUI),

Almeida Santos participou ainda ontem num almoço da candidatura de Maria de Belém na Figueira da Foz. Com 89 anos, Almeida Santos é presidente honorário do PS e foi ministros no I e II governos constitucionais de Portugal e foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e da Ordem Militar de Cristo.

O corpo de Almeida Santos estará em câmara ardente na Basílica da Estrela a partir das 17h de Terça-Feira, sendo que o funeral vai decorrer na Quarta-Feira, saindo pelas 13h para o cemitério do Alto de São João. O corpo será cremado e não existirá cerimónia religiosa a pedido do próprio.

O último discurso de Almeida Santos tinha sido há poucos dias na Figueira da Foz, onde declarou o seu apoio a Maria de Belém, dizendo que “se não viesse esta gripe não ficava bem curada”. O presidente honorário dos socialistas disse ainda que “não será a última vez que me ouvireis. A próxima vez que a Maria de Belém se candidatar eu cá estarei com ela, porque nessa altura já vai ser muito difícil derrotá-la, lembrem-se do que eu vou digo hoje: se não ganhar desta vez, não sei se ganha ou não, da próxima vez ganha ela”. Ao contrário do esperado, foi mesmo a última vez que o mundo ouviu Almeida Santos.

Descomplicador:

António Almeida Santos, presidente honorário do Partido Socialista morreu aos 89 anos. Almeida Santos esteve ainda ontem num jantar de apoio a Maria de Belém, sendo uma das maiores figuras do PS ligadas à candidatura de Maria de Belém.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *