Votação Panorama: Vitorino Silva vence o debate presidencial

Decorreu ontem à noite na RTP o debate que juntou nove dos dez candidatos presidenciais para as eleições que vão decorrer no próximo Domingo, dia 24 de Janeiro. Numa votação promovida pelo Panorama, os leitores consideraram que o vencedor deste frente-a-frente foi Vitorino Silva , com 32% dos votos. Em segundo lugar ficou Marisa Matias , com 27% dos votos.

Tino de RansNum debate que não entrou no top15 dos programas mais vistos do dia, moderado pelos jornalistas Carlos Daniel e Vítor Gonçalves, Vitorino Silva sobressaiu pelos soundbytes finais que disse ao dizer que aguarda que lhe “passem a bola” para poder “jogar bem tal como o Messi”, e afastando-se das “intriguinhas” que preencheram uma grande parte do debate.

Cândido Ferreira atacou novamente o currículo de Sampaio da Nóvoa, que lhe respondeu na hora entregando-lhe o seu currículo e Marisa Matias indignou-se com a questão da independência dos candidatos, dizendo que “todos tiveram ou têm ligações a partidos”, tendo sido corrigida por Jorge Sequeira que é o único candidato sem ligação a nenhuma estrutura partidária. Ainda assim, Marisa Matias recusa que a “capacidade de um Presidente da Republica dependa da sua ligação a partidos”.

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda disse ainda ser uma “decisão vergonhosa” a do Tribunal Constitucional relativamente ao fim do bloqueio às pensões vitalícias, acrescentando que só mais tarde percebeu “o silêncio”, acusando os restantes candidatos que “por terem apoiantes no lote de deputados que pediram a revisão, nem sequer comentaram o tema”.

Marcelo Rebelo de Sousa abordou a questão do seu serviço militar, que não cumpriu por estar a prestar provas de mestrado e reforçou a sua mensagem de estabilidade e da intenção de que o Presidente da Republica seja “um árbitro” no meio do jogo partidário.

Quem venceu o debate presidencial de 19 de Janeiro?

  • Vitorino Silva (33%)
  • Marisa Matias (25%)
  • Marcelo Rebelo de Sousa (19%)
  • Sampaio da Nóvoa (17%)
  • Henrique Neto (3%)
  • Paulo Morais (3%)
  • Edgar Silva (0%)
  • Cândido Ferreira (0%)
  • Jorge Sequeira (0%)
Loading ... Loading ...

Descomplicador:

Vitorino Silva foi na opinião dos leitores do Panorama o vencedor do debate presidencial que decorreu na RTP ontem à noite. Com 27% dos votos, Marisa Matias ficou em segundo lugar. O debate não entrou no top15 dos programas mais vistos do dia.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *