E nas Presidenciais? (RE)AGE! VOTA!

A participação cívica dos jovens e dos estudantes do ensino superior tem-se revelado verdadeiramente superior e cada vez maior, envolvimento esse que se materializa em múltiplos setores da sociedade portuguesa começando pela participação em ações de voluntariado no seio das associações e grupos que promovem estas atividades e atingindo também outras dinâmicas, inseridas ou não, nas várias instituições de ensino superior. Afirmo convictamente que nunca antes vira tantos jovens envolvidos em querer fazer mais, fazer diferente e à sua maneira contribuir para um mundo melhor.

No entanto, tão feliz realidade contrasta com um descrédito grande deste grupo no que à participação eleitoral diz respeito. A não intervenção política e o fraco envolvimento na discussão da atualidade política revelam, tantas vezes, a forma infeliz como os jovens olham para estes momentos eleitorais de decisão estratégica para o país.

Presidenciais

Mas esta forma de atuação tem de cessar. O nosso envolvimento nas questões políticas é crucial para o desenvolvimento e crescimento do nosso país. Nós, a geração mais qualificada de sempre e com mais meios tecnológicos e científicos ao nosso dispor, não podemos cair na apatia da não participação política do país. Com estas Presidenciais à porta, somos chamados a decidir o nosso futuro e por isso, votar torna-se bem mais que um direito: votar é mesmo um dever.

Temos liberdade e fazemos questão de escolher quase tudo no nosso dia-a-dia: o que comer, o que vestir, o que calçar, onde ir, com quem sair… Temos vontade de decidir sobre praticamente todas as questões que se nos apresentam, algumas de tão duvidosa relevância. Vamos deixar que decidam por nós o futuro Presidente da República? Não!

Por isso, o meu apelo é muito simples. Portugal precisa de ti, do teu voto informado, interessado e consciente. Informa-te e intervém. Vasculha as redes sociais, conhece as propostas dos 10 candidatos presidenciais. E para te ajudar, podes encontrar mais informação em www.reagevota.pt. Ainda vais a tempo.

Não deixes que decidam o teu futuro por ti.

No próximo dia 24 de janeiro, RE(AGE). VOTA!

Publicado por: Daniel Freitas

Presidente da Federação Académica do Porto. Mestre em Engenharia Informática e de Computação pela Faculdade de Engenharia do Porto e actualmente a estudar Engenharia de Serviços e Gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *