Para além de Mourinho, que figuras públicas apoiam os candidatos presidenciais?

José Mourinho surpreendeu ao apoiar publicamente a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da Republica. Mas para além do “Special One”, que outras figuras públicas fora da politica apoiam também os restantes candidatos presidenciais? À esquerda, o sector cultural é dos que mais apoios fornece aos candidatos a Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa para além de José Mourinho, viu também Cristiano Ronaldo enviar-lhe uma mensagem aquando da visita ao seu museu na Madeira. Apesar de não ser um vídeo de apoio ficou a nota da mensagem do CR7 ao candidato apoiado pela direita. Fora do panorama politico, Marcelo Rebelo de Sousa recolheu vários apoios no meio académico, espelhados nos seus mandatários e também do conhecido médico e comentador desportivo, Eduardo Barroso.

Sampaio da Nóvoa, tem entre os 40 mandatários das causas que escolheu para a sua candidatura algumas personalidades “extra-politica”. Teresa Salgueiro, cantor, assume o papel de mandatária nacional. Do sector do audiovisual, Maria do Céu Guerra e Sandra Barata Belo, actrizes, António Pedro Vasconcelos e Miguel Gonçalves Mendes, realizadores, estão incluídos nesse leque. A presidente da Fundação Saramago, Pilar del Rio é também apoiante de Sampaio da Nóvoa, bem como os campeões olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes.

Maria de Belém não tem publicamente recebido grandes apoios de personalidades fora da vida política regular. O psiquiatra e sexólogo, Júlio Machado Vaz é um dos mandatários e uma das poucas personalidades sem vida politica activa a declarar o seu apoio à ex-presidente do PS.

A eurodeputada bloquista, Marisa Matias recolhe bastantes apoios no sector cultural. João Cutileiro, Fernando Tordo, Valter Hugo Mãe, Sérgio Godinho e Miguel Guedes são alguns desses nomes. No sector da comunicação, Iva Domingues, Rita Ferro Rodrigues e Alexandra Lucas Coelho declararam também o seu apoio público à candidata mais jovem destas eleições.

O candidato comunista, Edgar Silva dá conta dos apoios de Rita Lello, actriz e de Alfredo Maia, jornalista. Já Henrique Neto conta com o apoio do actor Guilherme Leite, dos escritor Arsénio Mota e ainda do cenógrafo Rui Horta. Vitorino Silva, conhecido também como Tino de Rans, conta com o apoio do actor José Fidalgo. Já os candidatos Paulo Morais, Cândido Ferreira e Jorge Sequeira não avançaram nomes de figuras publicas que os apoiassem.

Descomplicador:

Para além de José Mourinho ter declarado o seu apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, um vasto conjunto de personalidades sem vida política activa, declararam também o seu apoio aos restantes candidatos presidenciais. Paulo Morais, Cândido Ferreira e Jorge Sequeira são os únicos candidatos que não promoveram este tipo de apoios.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *