Se a abstenção deixar, Marcelo vence à primeira

As mais recentes sondagens, nomeadamente as da SIC/Expresso e Público/TVI, dão a vitória logo à primeira volta para Marcelo Rebelo de Sousa. Sampaio da Nóvoa continua a distanciar-se de Maria de Belém mesmo tendo em conta que estes estudos ainda não refletem o caso das subvenções. Na luta entre o Bloco e PCP, Marisa Matias leva a melhor sobre Edgar Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa Sampaio da NóvoaO grande adversário de Marcelo Rebelo de Sousa é a abstenção. Numa sondagem com 55% (SIC/Expresso) e noutra com 51,8 % (Público /TVI), o candidato da direita aparece bem distanciado de todos os adversários. Valores da abstenção na ordem dos 50/55 % poderão levar à realização de uma segunda volta. Ainda assim se numa das sondagens Marcelo supera a margem de erro que pode indicar a segunda volta, na da TVI e Público tal não acontece, podendo-se colocar assim esse cenário.

Nóvoa continua a distanciar-se de Maria de Belém e tem já larga vantagem sobre a ex-presidente do Partido Socialista. Num possível confronto com Marcelo, e segundo o Público/TVI, o ex-reitor da Universidade de Lisboa, é quem poderá causar mais dificuldades: 67% de Marcelo contra 33% para Sampaio da Nóvoa; 68,4% para Marcelo para apenas 31,6% de Maria de Belém. Curioso perceber que, no caso de uma segunda volta, Marcelo aumenta a sua votação indo buscar, previsivelmente, bastantes votos ao segmento da esquerda.

Na disputa entre Bloco e PCP, Marisa Matias (7,9% Público/TVI; 5,3% SIC/Expresso) supera Edgar Silva (4,6 % Público/TVI; 3,7% SIC/Expresso). Todavia, destacar que ambos os candidatos estão bem longe de atingir os resultados alcançados pelos partidos nas eleições legislativas (10,19% BE e 8,25% PCP).

Na luta dos mais pequenos, e apesar de algumas diferenças, ambas as sondagens apresentam um denominador comum: Paulo Morais é o grande vencedor. Contudo, estes resultados serão mais difíceis de prever visto o elevado número de pequenos candidatos presentes nestas eleições presidenciais.

Descomplicador:

Marcelo Rebelo de Sousa, se a abstenção deixar, deverá vencer à primeira volta. Nóvoa, em caso de segunda volta, deverá ser o adversário de Marcelo. No duelo Bloco/PCP, Marisa Matias vence Edgar Silva. Paulo Morais é o vencedor da luta dos mais pequenos.

 

xksxja@pwrby.com'
Publicado por: Duarte Pereira da Silva

20 anos, natural de Lisboa mas “radicado” no Algarve desde cedo. Estudante de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Colabora com o site desportivo “Bola na Rede”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *