Rajoy recusou formar governo e acusa Sanchez de “falta de dignidade”

O ainda Primeiro-Ministro, embora em gestão, Mariano Rajoy, recusou o convite do Rei Filipe VI para formar governo em Espanha. O líder do Partido Popular que venceu as eleições de 20 de Dezembro embora sem maioria absoluta considera não ter condições para formar governo e acusa o líder dos socialistas, Pedro Sanchez de “falta de dignidade” ao procurar consensos com todos menos com o PP.

Mariano RajoyAo ler a introdução parece que já vimos esta história nalgum lado. Em Espanha, o PSOE, “partido-irmão” do Partido Socialista português inspirou-se na solução encontrada por António Costa e está perto de seguir o mesmo rumo. Com a recusa de Mariano Rajoy em formar governo, Pedro Sanchez abriu já caminho a conversas com Pablo Iglesias do Podemos e Alberto Rivera do Ciudadanos.

Esta é a primeira vez que um Primeiro-Ministro convidado pelo Rei de Espanha declina o convite, com Mariano Rajoy a “agradecer” a Filipe VI mas a dizer que tem uma maioria absoluta contra ele o que o impede de formar governo.

Assim Pedro Sanchez iniciará este fim-de-semana conversações com River a Iglesias, tendo dito que “os espanhóis não iriam entender caso eu e o líder do Podemos não chegássemos a um entendimento”. Ainda assim, uma coligação entre o PSOE, o Podemos e o Ciudadanos não chega para garantir a maioria absoluta sendo necessário chegar a acordo com outros partidos de âmbito regional.

Quem deixou já criticas a Pedro Sanchez foi Mariano Rajoy que disse que “para ser presidente de Espanha não basta humilhar-se e hipotecar-se. Necessitamos de um presidente com dignidade”, acrescentando que apresentar-se no congresso para ver o seu executivo chumbado seria “uma falta de respeito para com os mais de sete milhões de votantes no PP”.

Descomplicador:

Mariano Rajoy recusou o convite do Rei de Espanha para formar governo por não ter maioria absoluta. Entretanto Pedro Sanchez, líder dos socialistas espanhóis vai iniciar conversações com o Podemos e o Ciudadanos para formar governo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *