Agência Fitch ameaça Portugal com descida do rating

A agência de rating Fitch já comentou o rascunho do Orçamento de Estado para este ano em Portugal e classifica-o como “demasiado optimista” e “irrealista”, ameaçando o governo com uma redução do rating caso as variáveis previstas não se confirmam.

Fitch RatingEm comunicado a agência de rating diz que as metas “demasiado optimistas” e que “irrealistas” podem levar a uma redução do rating português que actualmente se encontra em BB+, caso se registe uma “trajectória menos favorável” das contas públicas.

Os analistas responsáveis pelo território português, Federico Salazar e Douglas Renwick alertam para o facto de se “pretender manter a consolidação fiscal, mas baseado em previsões de crescimento, de receita e de planos de despesas que se podem vir a revelar irrealistas”, saudando no entanto o facto do governo dar a garantir de cumprir todos os acordos europeus.

A Fitch alerta para o crescimento do PIB português, que na óptica do governo deverá crescer 2,1%, mas que na opinião da agência deverá crescer apenas 1,7%, situação idêntica na dívida pública, com as previsões do governo (que aponta para os 126% do PIB) são melhores face às da Fitch, que aponta para os 127,9% do PIB português.

Ainda segundo a agência de rating, o Orçamento de Estado apresentado por Mário Centeno, tem “algumas medidas não detalhadas, tornando pouco claro se o governo irá conciliar os seus objectivos de consolidação fiscal moderada com os seus compromissos pré-eleitorais de reverter as medidas de austeridade”.

Descomplicador:

A agência de rating Fitch, alertou esta tarde em comunicado o governo português sobre as metas “irrealistas” e “demasiado optimistas” do Orçamento de Estado apresentado por Mário Centeno. A agência alertou ainda que uma “trajectória menos favorável” pode levar a uma redução do rating que actualmente é de BB+.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *