Texto do comité central acusa PS pelo falhanço nas presidenciais

O comunicado difundido pelo Comité Central do PCP é mais duro para com o PS do que a declaração de Jerónimo de Sousa. Segundo o órgão máximo dos comunistas, o PS é um dos culpados pela vitória de Marcelo Rebelo de Sousa e há também recados para o Bloco de Esquerda e para a candidatura de Marisa Matias.

PCPO extenso comunicado do Comité Central diz que “pesou a opção do PS de não apresentar nem apoiar um candidato, traduzida na ausência de empenhamento e de intervenção desse partido, bem como o desenvolvimento de conflitualidade nas candidaturas de Maria de Belém e de Sampaio da Nóvoa com o PS identificadas”.

No entanto não é para o PS que o Partido Comunista guarda todas as críticas. Também a candidatura de Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda é critica, ao dizer o PCP que “para lá de outras candidaturas com uma intervenção de natureza populista, assinala-se a opção assumida pela candidatura de Marisa Matias, apoiada pelo BE, de em vários momentos fazer da candidatura de Edgar Silva a sua adversária, recorrer à falta de rigor e de respeito pela verdade, bem como à exploração demagógica de temas de ocasião”.

O Partido Comunista Português reconhece ainda que Edgar Silva ficou abaixo do esperado, mas não deixa de destacar “a importante batalha e saúda todos os que votaram na sua candidatura, os milhares de activistas e apoiantes que construíram uma campanha sem paralelo com quaisquer outras candidaturas de contacto directo, de mobilização e esclarecimento sobre a situação do País e o papel exigido ao Presidente da República”.

Descomplicador:

O Comité Central do PCP já fez o balanço das eleições presidenciais e foi mais duro para com o Partido Socialista do que a declaração de Jerónimo de Sousa fez parecer. O PCP culpa o PS pelo fracasso das eleições pela falta de apoio a um candidato.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *