Militantes do PS de Coimbra chegam a acordo para evitar julgamento

Cerca de 20 militantes do Partido Socialista de Coimbra envolvidos num esqueça de falsificação de documentos relacionado com centenas de fichas de filiação no partido, evitaram o julgamento em troca de trabalho comunitário e pagamento de multas. A PJ reuniu um conjunto de provas, mas o Ministério Público sugeriu a troca de julgamento por outras medidas de coacção.

Partido Socialista PSSegundo o Jornal de Noticias falta agora que o Tribunal de Instrução Criminal concorde com a proposta veiculada pelo Ministério Público. Este caso deu-se em 2011 e está relacionado com o preenchimento de dados em centenas de fichas de filiação do Partido Socialista, nomeadamente moradas, nomes e outros dados pessoais. No processo estavam em causa 600 fichas de filiação, num ano em que o presidente da distrital era Pedro Coimbra e o Secretário-Geral do partido era António José Seguro, tendo ambos negado qualquer envolvimento neste processo.

Ainda segundo o JN, neste caso estão envolvidos 20 militantes do PS, entre eles antigos e actuais autarcas, mas também dirigentes locais do PS e da Juventude Socialista, bem como um deputado da legislatura anterior. Rui Duarte viu mesmo a sua imunidade parlamentar ser levantada para que pudesse ser investigado no âmbito deste processo.

A responsável pelo processo, Cristina Martins, diz que o seu principal objectivo é “a transparência no PS e a seriedade da democracia”, não devendo assim pôr entraves à solução encontrada pelo Ministério Público para pôr fim a este processo.

Descomplicador:

O Ministério Público sugeriu aos 20 militantes do PS o pagamento de multas e de trabalho comunitário, para que evitem o julgamento de um processo de 2011 que envolve a falsificação de 600 fichas de militantes do Partido Socialista.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *