António Costa acredita em Orçamento resolvido até Quinta-Feira

Em declarações ao jornal Público, o Primeiro-Ministro António Costa diz acreditar que no próximo Conselho de Ministros, que se realizará na Quinta-Feira, estarão já resolvidas todas as questões com Bruxelas, no que toca ao Orçamento de Estado.

António CostaReferindo-se à missiva da Comissão Europeia como “tecnicalidades”, António Costa esclarece que “ao nível político”, “o diálogo técnico decorre sereno e positivo”. Assim, António Costa acredita que na próxima Quinta-Feira todas as questões estarão já resolvidas e garante que “os compromissos eleitorais e com os parceiros de acordo não estão em causa”.

A reversão das medidas de austeridade não parece estar assim em causa nas conversações entre o governo e a Comissão Europeia, apesar dos alertas de inúmeras entidades nacionais e internacionais, incluindo as agências de rating.

O Primeiro-Ministro esclarece ainda que na sua viagem a Berlim na próxima Sexta-Feira, a questão do Orçamento não estará em discussão, numa viagem que terá apenas como objectivo a participação numa cimeira sobre os refugiados, onde se tentará encontrar “um novo impulso para convergência”.

A carta enviada por Bruxelas referia sobretudo a redução do défice estrutural, que segundo a Comissão Europeia tem de ser de 0,6%, quando o governo prevê uma redução de “apenas” 0,2%. Para além disso a questão da austeridade suscitou também dúvidas, com Bruxelas a questionar o fim das “medidas extraordinárias”.

Descomplicador:

O Primeiro-Ministro António Costa diz ao jornal Publico que espera ter a questão do Orçamento de Estado resolvida com Bruxelas já na próxima reunião do Conselho de Ministros na próxima Quinta-Feira, acrescentando ainda que a sua deslocação a Berlim na próxima Sexta nada terá que ver com este documento.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *