União Europeia deu luz verde ao Orçamento português

A Comissão Europeia já deu luz verde ao Orçamento português. A visita técnica da Comissão Europeia a Portugal já aprovou as metas propostas, depois do governo português ter negociado mais medidas, mas também devido à cedência da própria União Europeia nalgumas metas anteriormente definidas.

Europa União EuropeiaO esboço do Orçamento apresentado pelo governo de António Costa foi aprovado ontem ao final do dia por parte da comissão técnica que se deslocou a Portugal, ao que avançou hoje o Expresso. Ainda segundo o semanário, a aprovação dos delegados técnicos da Comissão Europeia chegou para que Pierre Moscovici, comissário para os Assuntos Financeiros também desse o seu aval ao documento.

Apesar de faltar ainda a oficialização por parte da Comissão Europeia, que deverá acontecer apenas na próxima semana em reunião de comissários, não se esperam já grandes dificuldades depois do aval dos delegados técnicos enviados por Moscovici e do próprio aval do comissário com a pasta financeira.

Este aval permite assim ao ministério liderado por Mário Centeno respirar de alivio, depois de um conjunto de entidades terem criticado as metas “demasiado optimistas” apresentadas pelo Ministro das Finanças português. Recorde-se que em Portugal a ideia do governo é aprovar o documento na Quinta-Feira em reunião de Conselho de Ministros.

Com os impostos sobre a banca, os combustíveis e os automóveis, o governo português foi também mais longe nas metas do défice, propondo-se agora a um défice de 2,4% face aos 2,6% inicialmente previstos no documento orientador deste ano.

Descomplicador:

Os delegados técnicos da Comissão Europeia e o comissário dos Assuntos Financeiro Pierre Moscovici já deram o seu aval ao esboço do Orçamento apresentado pelo ministro Mário Centeno. O governo português tem assim luz verde para aprovar o documento.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *