Donald Trump na lista preliminar do Prémio Nobel da Paz

O candidato presidencial Donald Trump está na lista preliminar de candidatos ao Prémio Nobel da Paz. O candidato das primárias republicanas nos Estados Unidos da América foi sugerido por um compatriota, cujo nome está sob anonimato. Personalidades como o Papa Francisco e o activista Eduard Snowden estão também nesta lista inicial.

Esta lista preliminar para o Prémio Nobel da Paz é construída através de sugestões de ex-vencedores do prémio, vencedores de outros prémios internacionais, membros de tribunais e organizações internacionais, bem como reitores, professores e deputados que formam uma lista de 200 nomes, de onde a organização do Nobel da Paz tira depois o nome dos finalistas.

trumpAssim um norte-americano sugeriu o polémico Donald Trump devido à sua “sua ideologia para a paz através da força”. Recorde-se que Trump tem sido uma das vozes contra a entrada de muçulmanos em território norte-americano, sendo que o nome que o sugeriu elogiou também a sua luta “contra o radicalismo do Islão, o Estado Islâmico, o Irão nuclear e a China comunista”.

A lista preliminar foi avançada pela Associated France Press e para além de Donald Trump estão também na lista o Papa Francisco, o antigo consultor Eduard Snowden, um dos nomes responsáveis pelo WikiLeaks, uma escrava sexual do Estado Islâmico, as ilhas gregas, por terem recebido refugiados sírios e ainda a actriz Susana Saradon que passou o Natal a ajudar refugiados.

O comité do Prémio Nobel reúne-se a 29 de Fevereiro e segundo um especialista no assunto, Trump não terá hipóteses de chegar à lista de finalistas, mas Eduard Snowden tem tudo para ser um dos grandes favoritos à vitória.

Descomplicador:

O nome de Donald Trumo surge na lista preliminar de nomeados ao Prémio Nobel da Paz. Esta lista é construída seguindo sugestões de ex-vencedores, membros de tribunais e organizações internacionais, reitores universitários e outras personalidades. Ainda assim Trump tem poucas hipóteses de chegar ao lote de finalistas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *