António Costa não quis incomodar a “Sra Merkel” que elogiou Pedro Passos Coelho

António Costa está hoje em Berlim, onde esteve num certamente internacional de frutos e horticolas para acompanhar os produtores portugueses, tendo depois estado reunido com Ângela Merkel, chanceler alemã para abordar segundo a agenda oficial a questão dos refugiados. Na conferência de imprensa conjunta, António Costa disse mesmo que não queria “chatear a Sra Merkel com o orçamento português”, enquanto a “Sra Merkel” elogiou o trabalho de Passos Coelho nos últimos quatro anos.

António Costa Angela MerkelO Primeiro-Ministro português mostrou-se descansado com a aprovação do Orçamento de Estado, que diz ser “responsável”. Ainda assim o líder socialista não se quis alongar dizendo que não queria “naturalmente incomodar a senhora Merkel com o orçamento português, porque já tem de se preocupar com o seu próprio orçamento”.

No entanto, Ângela Merkel não se mostrou muito preocupada em fugir ao tema das questões financeiras, começando por deixar um grande elogio a Pedro Passos Coelho, ao dizer que “o antecessor de António Costa conduziu Portugal por um período bastante conturbado, não foi fácil, mas conseguiu-se, de facto, coisas impressionantes e tem que se fazer tudo para continuar este caminho bem sucedido”.

Para a chanceler alemã a linha do anterior governo permitiu criar “optimismo” e espera que a estratégia se mantenha, acrescentando que o “importante é manter os números básicos” que garantam assim o cumprimento dos pactos europeus.

Quanto aos refugiados, António Costa saiu em defesa de Merkel, dizendo que “Portugal quer ser parte activa na solução do problema”, porque é “muito injusto que se julgue que a senhora Merkel tem uma responsabilidade superior à dos restantes países da União Europeia”.

Descomplicador:

António Costa e Ângela Merkel promoveram uma conferência de imprensa conjunta, onde o Primeiro-Ministro português disse não querer “incomodar a senhora Merkel com o orçamento português” e onde Ângela Merkel elogiou o trabalho de Pedro Passos Coelho.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *