Thomas Piketty defende moeda única para a América Latina

O economista francês Thomas Piketty que se notabilizou com o livro “O Capital no Século XXI”, disse recentemente em entrevista à BBC que defende a criação de uma moeda única para a América Latina, pegando no “bom exemplo que a Zona Euro terá de dar no futuro”. O economista esteve presente numa conferência na Colômbia e deixou um conjunto de ideias para a região.

Thomas PikettyPiketty afirma que existe “muita especulação e muitos actores financeiros que fizeram muito dinheiro com a dívida argentina”, pedindo uma “reestruturação colectiva da dívida” na zona da América Latina. O autor do grande best-seller económico dos últimos anos considera que “um país não deveria receber demasiados empréstimos do exterior e não deveria aceitar demasiado investimento de capital estrangeiro, porque isso põe em risco a soberania nacional”.

Assim e pegando no exemplo da Zona Euro, Thomas Piketty diz que “uma integração regional política e monetária mais profunda pode ser útil”, mas apenas no dia em que “a Zona Euro dê um exemplo convincente ao resto do mundo de uma união monetária que funciona”. Para o economista francês “é muito mais fácil controlar os fluxos de capital de grande escala do que ao nível, relativamente pequeno, de um Estado-nação”.

Ainda assim e já olhando para a União Europeia, o economista foi ainda mais longe acrescentando que “há que pensar não só numa moeda comum mas também num Parlamento na zona euro que pode votar num nível comum de défice, um imposto sobre sociedades comum”, dizendo que “não faz falta unificar tudo, mas faz falta unificar pelo menos os instrumentos orçamentais, como a dívida pública ou o imposto sobre sociedades, que já não podem continuar a ser decididos a nível nacional”.

Descomplicador:

O economista francês autor do best-seller “O Capital no Século XXI”, defendeu recentemente que a América Latina devia pensar na criação de uma moeda única e que a Zona Euro deve criar um Parlamento com os países que a integram.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *