Marine Le Pen vence prémio “politico mentiroso do ano”

A líder da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen venceu o prémio “politico mentiroso do ano”, atribuído por um politólogo francês que reuniu um júri para verificar as principais intervenções dos políticos franceses ao longo do ultimo ano. Le Pen venceu o prémio devido à amplitude dos seus comentários relacionados com a entrada de refugiados na União Europeia, cujos números apontados estão longe da realidade.

Marine Le PenCriado por Thomas Guénolé, politólogo francês e por um júri que analisa as informações ditas pelos protagonistas franceses, a polémica líder da Frente Nacional conquistou assim o prémio correspondente ao ano de 2015 devido às afirmações “falsas” sobre o jihadismo e os refugiados.

Guénolé criou este prémio para “incentivar os políticos a mentir menos” e sensibilizar a imprensa para “verificar os factos ditos diariamente pela classe politica”. Neste caso, Marine Le Pen disse que anualmente entravam 4500 refugiados por dia na União Europeia, quando o número real era de 330 refugiados/dia.

Marine Le Pen disse também que 99% dos refugiados eram homens, corrigindo posteriormente o número para 75%, mas os dados do Alto Comissariado para os Refugiados da ONU aponta para 69%. A líder do partido de extrema-direita em França acusou ainda o Ministro do Interior de ter dito que ” preconizar a jihad não era um crime”, quando Cazeneuve nunca proferiu tal declaração.

Descomplicador:

Marine Le Pen, líder da Frente Nacional francesa, venceu o prémio “politico mentiroso do ano”, atribuído por um politólogo francês que criou um júri para verificação das declarações dos principais protagonistas políticos em França. Le Pen “conquistou” este prémio devido às suas declarações sobre os refugiados.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *