Primárias nos EUA: Sanders e Donald Trump vencem no New Hamsphire

12666330_10201320096362004_541561075_nBernie Sanders venceu a segunda etapa da corrida à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas com um avanço de 22% em relação a Hillary Clinton, depois de os dois terem ficado quase empatados, no Iowa. No lado republicano, foi Donald Trump quem ganhou, com 35%.

Depois do quase empate de Sanders com a ex-secretária de Estado a 1 de fevereiro, o senador pelo estado do Vermont firmou esta semana a primeira grande vitória, com 60,2% dos votos, muito à frente de Hillary Clinton, que apenas conseguiu reunir 38,2%.

Desta vez, as sondagens confirmaram-se. Há uma semana tinham falhado, no estado do Iowa, ao preverem a vitória de Donald Trump, o primeiro a ir a votos no processo de seleção de candidatos às presidenciais norte-americanas. Aí, a vitória acabou por ir parar às mãos de Ted Cruz. O candidato foi quem mais se aproximou do eleitorado republicano do Iowa — o estado norte-americano que, de quatro em quatros anos, inaugura as primárias dos dois grandes partidos que culminam nas convenções do verão, de onde saem os dois candidatos finais.

Nesta segunda etapa, em New Hampshire, foi Donald Trump quem ganhou, no lado dos republicanos. O multimilionário destronou John Kasich, com 35% dos votos. O governador do Ohio, que ficou em segundo lugar, conseguiu 16% dos votos, seguido do senador Ted Cruz (12%), que, a 1 de fevereiro, no arranque do processo de primárias no Iowa, ficou em primeiro lugar. Fora do pódio surgem Jeb Bush, ex-governador da Florida, empatado com o senador conservador Marco Rubio, que tem 11% dos votos, e o governador de New Jersey, Chris Christie, com 8%.

Trump segue agora forte para o caucus republicano da Carolina do Sul, que acontece já no dia 20 de fevereiro. Essa será a terceira etapa de um processo cujo próximo grande evento é a chamada Super Tuesday, que este ano acontece a 1 de março, quando 14 estados estarão, simultaneamente, a levar a cabo primárias para escolherem os seus candidatos.

Nas presidenciais mais renhidas e inéditas das últimas décadas, ganhar ou perder no New Hampshire não reflete quem irá conseguir a nomeação no final, na convenção nacional de julho.

Descomplicador

Na segunda etapa das primárias nos Estados Unidos, em New Hampshire, Bernie Sanders venceu com 60,2% dos votos, ficando muito à frente de Hillary, que apenas conseguiu reunir 38,2%. No lado dos republicanos, Donald Trump destronou John Kasich, com 35% dos votos. O governador do Ohio, que ficou em segundo lugar, conseguiu 16% dos votos. Ainda assim, ganhar ou perder no New Hampshire não reflete quem irá conseguir a nomeação no final, na convenção nacional de julho.

ymndmgmd@grandmasmail.com'
Publicado por: Rita Fernandes

Finalista do curso de jornalismo na Escola Superior de Comunicação, tem 20 anos e é natural de Lisboa. Não vive sem livros. Também redatora no site Espalha-Factos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *