Caso Banif: PCP quer ouvir Passos, PSD quer ouvir Costa. Por via das dúvidas comissão chama os dois

Os partidos começam a indicar os nomes que querem ouvir na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif. O Partido Socialista mostrou vontade em chamar Pedro Passos Coelho, levando o PSD a dizer que tal só faz sentido se também for chamado o actual Primeiro-Ministro, António Costa. Os responsáveis pela informação da TVI também serão chamados à comissão.

BanifO PCP é o partido que apresentou, segundo o Observador a maior lista de personalidades a chamar à comissão até ao momento. São cerca de 30 nomes, entre os quais, Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque, ex-PM e ex-Ministra das Finanças, mas também o à época líder da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Ainda no que toca ao ministério do Terreiro do Paço, também Vítor Gaspar e Mário Centeno deverão ser chamados a prestar declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito. Ao ter existido vontade do PCP em chamar Pedro Passos Coelho, Carlos Abreu Amorim, do PSD disse que faria assim sentido chamar o actual titular da governo, António Costa. Para o deputado social-democrata não existem motivos para chamar Passos Coelho, mas o PSD “não vai obstaculizar” a chamado do ex-PM.

Ainda no sector financeiro, serão também chamados, Carlos Tavares, presidente da CMVM, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal e ainda Ricardo Mourinho Félix, Secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças. Do Banif, serão chamados Luis Amado, presidente do banco de 2012 até à resolução, Jorge Tomé, CEO do banco e António Varela, que foi administrador do banco e passou posteriormente para o Banco de Portugal.

Responsáveis da TVI também são chamados a prestar esclarecimentos

No entanto não será só da área financeira que serão chamados protagonistas a prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif. Também a TVI terá nomes fortes na comissão, devido ao facto de ter colocado no ar a noticia de que o banco estaria em ruptura, provocando uma fuga de capitais.

Assim serão chamados o director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo e ainda o comentador para assuntos económicos e ex-director do Diário Económico, António Costa. As primeiras noticias sobre a falência surgiram no canal de Queluz.

Descomplicador:

Os partidos apontaram já os primeiros nomes a serem chamados à comissão de inquérito do caso Banif. Pedro Passos Coelho e António Costa deverão ser chamados, bem como o actual e a ex-Ministra das Finanças. O director de informação da TVI também vai prestar esclarecimentos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *