Vitor Constâncio arrecadou mais de 300 mil euros no Banco Central Europeu

O ex-governador do Banco de Portugal e actual vice-presidente do Banco Central Europeu, arrecadou 330744 euros ao longo do ano de 2015 em remunerações atribuídas pelo BCE. O presidente da instituição, Mário Draghi ganhou 385860 euros no mesmo período.

Vítor ConstâncioSegundo o relatório anual divulgado pelo Banco Central Europeu, tanto a remuneração do presidente como dos vice-presidentes registou um ligeiro aumento. Mário Draghi recebeu mais 1,64% face ao ano de 2014. Vítor Constâncio registou a mesma subida que o seu superior hierárquico. A remuneração do conselho executivo do Banco Central Europeu ao longo do ano transacto foi de 1.819.020 milhões de euros, um valor global superior ao de 2014.

Ainda neste relatório são apontados mais detalhes financeiros, onde é dado a conhecer que o lucro total do BCE se cifra nos 1.082 milhões de euros, um crescimento de 9,4% face aos dados de 2014, com uma balanço de 257 milhões de euros, mais 38,9% face ao ano passado.

Nas operações financeiras, os ganhos em 2015 foram de 214 milhões de euros, face aos 57 milhões registados em 2014 , tendo o Banco Central Europeu decidido distribuir parte dos lucros pelos bancos centrais dos países da Zona Euro.

Descomplicador:

Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu e ex-governandor do Banco de Portugal, recebeu ao longo do ano de 2015, 330744 euros de remunerações, uma rúbrica que aumentou 1,64% face ao ano anterior. O BCE vai distribuir os lucros pelos bancos centrais dos países da Zona Euro.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *