Hillary vence no Nevada. Trump conquista Carolina do Sul e provoca queda de Bush

Madrugada agitada na politica norte-americana, com a realização de primárias no Nevada, para os democratas e na Carolina do Sul, para os republicanos. Hillary Clinton e Donald Trump saíram vencedores e Jeb Bush foi o grande derrotado da noite, tendo-se afastado ontem da corrida à Casa Branca.

Trump torna-se um sério candidato à nomeação

Donald TrumpA vitória na Carolina do Sul transformou Donald Trump num sério candidato à nomeação republicana na corrida à Casa Branca. O polémico candidato recolheu 32,5% dos votos, face aos 22,5% de Marco Rubio a grande surpresa desta ronda e face aos 22,3% de Ted Cruz.

Com Jeb Bush a alcançar um mau resultado, o irmão de George W. Bush e filho de George Bush deu por terminada a sua caminhada até à Casa Branca, suspendendo a sua campanha ontem à noite, onde ficou no quarto lugar apenas com 7,8% dos votos.

Jeb Bush surpreendeu por alcançar um financiamento de 150 milhões de euros para a sua campanha, mas o dinheiro não foi suficiente para passar a sua mensagem ao eleitorado, tendo ontem despedido-se dos republicanos ao dizer acreditar “firmemente que o povo americano deve confiar o seu governo a alguém que compreenda que quem tem esse poder deve usar para servir e não para mandar”. Na despedida Bush agradeceu à família e confirmou a tese da sua mãe aquando da sua candidatura: “já tivemos Bushes suficientes”.

Hillary vence no Nevada e deixa recados a Sanders

Hillary Clinton7No estado do Nevada, Hillary Clinton venceu Bernie Sanders com 52,7% face a 47,2%. Aproveitando a onda da vitória Hillary subiu o tom das criticas a Sanders, dizendo que “alguns podem ter tido dúvidas sobre nós, mas nunca duvidamos um do outro”, acrescentando ainda que esta “é a campanha que vai derrubar todas as barreiras que vos prendem”.

Dirigindo-se à classe média, Hillary Cliton disse ainda que “a verdade é que não somos um país de um só problema” criticando as prioridades de Sanders ao dizer que os Estados Unidos precisam “de mais do que um plano para os grandes bancos, a classe média precisa de um aumento”.

Apesar da derrota no Nevada, Bernie Sanders mostrou-se confiante quanto ao futuro, dizendo que “há cinco semanas, estávamos 25 pontos atrás e acabamos numa eleição muito renhida”. O objectivo do candidato socialista é agora conquistar votos para a Super Terça-Feira, onde votam 15 estado e mostrando-se “orgulhoso por termos trazido muitos trabalhadores e jovens para o processo político e acreditamos que temos o vento nas nossas costas à medida que caminhamos para a Super Terça-Feira”.

Descomplicador:

Hillary Cliton venceu no Nevada e Donald Trump na Carolina do Sul, num estado onde Marco Rubio foi a grande surpresa dos republicanos. Devido aos maus resultados, Jeb Bush desistiu já da corrida à Casa Branca, confirmando a tese da sua mãe: “já tivemos Bushes suficientes”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *