Seis membros do governo britânico defendem saída da União Europeia

Apesar da satisfação de David Cameron após o acordo alcançado com a União Europeia, ainda assim seis membros do seu governo no Reino Unido vão fazer campanha pelo Brexit. O Ministro da Justiça e o Ministro do Trabalho são dois dos mais empenhados elementos do governo que defendem a saída do país da União Europeia.

O The Guardian chama-lhes “O gang dos seis”, aos seis elementos da confiança de David Cameron, que mesmo assim não seguiram a intenção do líder do governo na questão europeia. Momentos depois de Cameron ter anunciado a realização do referendo para o dia 23 de Junho, os seis elementos tiraram uma fotografia junto a um cartaz que dizia: “Vamos recuperar o controlo”.

O gangue dos seis Brexit Reino Unido União EuropeiaMichael Gove, Ministro da Justiça diz que a saída do Reino Unido assegura ao país um “futuro melhor”, acrescentando que foi a “decisão mais difícil” da sua carreira politica, mas que esta “é uma oportunidade que não surge duas vezes nas nossas vidas” e que por isso vai “permanecer fiel aos meus princípios e vou aproveitar a oportunidade deste referendo para abandonar uma UE presa no passado”.

Os outros elementos deste “gangue dos seis”, são o Ministro do Trabalho e das Pensões, a responsável pela Irlanda do Norte, o responsável pela Cultura, Meios de Comunicação e Desporto; o líder da Câmara dos Comuns e a Secretária de Estado do Emprego.

Apesar destes elementos que não seguiram a linha de David Cameron, alguns ministros que se mostraram contra a permanência do Reino Unido na União Europeia, decidiram agora apoiar a linha oficial do executivo e defender o voto a favor da continuidade.

Descomplicador:

“O gangue dos seis” é o nome dado ao grupo dos seis elementos do governo de David Cameron que não defendem a continuidade do Reino Unido na União Europeia. Apesar destes responsáveis governativos não defenderem a linha oficial do executivo, outros acabaram por apoiar a estratégia de Cameron apesar de inicialmente se terem mostrado contra.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *