Depois do empurrão do PCP, PS admite nacionalização do Novo Banco

Depois do Partido Comunista Português ter anunciado ontem uma proposta no sentido de nacionalizar o Novo Banco, hoje João Galamba, deputado e dirigente nacional do Partido Socialista, abriu a porta a essa possibilidade em declarações à TSF.

Novo Banco“Se não houver nenhuma oferta que proteja os contribuintes, que dê viabilidade ao banco, se calhar, o melhor é mesmo o banco ficar na esfera pública”, disse João Galamba aos microfones do Fórum TSF que debateu a questão do Novo Banco, no dia em que os lesados do BES foram recebidos pela primeira vez pelo Banco de Portugal.

Ainda assim, Galamba acrescentou ainda que a venda do Novo Banco permite ainda ao estado poder “recuperar uma parte do dinheiro que emprestaram ao fundo de resolução” e pondo ainda nos pontos a favor o facto de “uma venda, por qualquer valor, terá sempre um impacto positivo no défice e na dívida”.

No entanto, João Galamba esclareceu que o PS deve abrir o debate com o Bloco de Esquerda e o PCP quanto ao rumo a seguir no que toca à questão do Novo Banco, dizendo ainda que “a discussão não se deve centrar na venda ou na nacionalização”, mas sim em questões mais especificas como se “teria o Estado vantagem em ter o Novo Banco quando já tem a Caixa? Tem o Estado condições financeiras para ser um accionista capaz de dois bancos?”.

Descomplicador:

João Galamba, do Partido Socialista, mostrou hoje a disponibilidade do PS para analisar uma possível nacionalização do Novo Banco, ao dizer que “se não houver nenhuma oferta que proteja os contribuintes, que dê viabilidade ao banco, se calhar, o melhor é mesmo o banco ficar na esfera pública”

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *