Só o PCP não se comprometeu com a candidatura de Guterres à ONU

O ex-Alto Comissário para os Refugiados da ONU, António Guterres, esteve hoje na Assembleia da Republica reunido com o Bloco de Esquerda e com o Partido Comunista Português, não tendo obtido o apoio declarado do partido liderado por Jerónimo de Sousa.

António GuterresAntónio Guterres referiu a importância de ouvir todas as sensibilidades para que a sua candidatura seja o mais unânime possível no espectro politico português. Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda disse que a decisão do partido em apoiar António Guterres foi a “mais acertada”, por ser uma “candidatura muito forte” e que surge na sequência de um mandato “muito positivo” enquanto Alto Comissário para os Refugiados.

Quanto ao Partido Comunista Português, António Guterres revelou também esta manhã que esteve “reunido com Jerónimo de Sousa”, onde tem “mantido um debate muito interessante e importante” e revelando não existir da sua parte “nenhuma lógica de discriminação, todas as forças politicas são muito importantes para discutir o futuro do mundo”, diz o também ex-Primeiro-Ministro.

Ao Observador, o gabinete de imprensa do PCP diz que “o secretário-geral do PCP teve ocasião de expressar a António Guterres o que consideramos fundamental ver assegurado a partir do exercício do cargo do Secretário-geral das Nações Unidas, nomeadamente, o respeito pela Carta da Nações Unidas e pela afirmação do direito internacional, e por uma contribuição determinada em defesa da paz e da cooperação, pela promoção do desenvolvimento económico e social no respeito pelos direitos dos povos e da soberania e da independência dos Estados – ou seja dos princípios igualmente consagrados na Constituição República Portuguesa”.

Descomplicador:

António Guterres esteve hoje na Assembleia da Republica onde garantiu o apoio do Bloco de Esquerda para a sua candidatura a Secretário-Geral da ONU. Guterres também esteve reunido com o PCP mas para já não existe apoio declarado dos comunistas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *