Líder dos trabalhistas britânicos contrata Varoufakis como conselheiro

Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista no Reino Unido, anunciou recentemente a contratação de Yanis Varoufakis como conselheiro, devido à sua experiência internacional. A experiência do ex-ministro da Grécia nas negociações com a União Europeia foi o ponto fulcral que levou Corbyn a contratar o economista grego.

Varoufakis“Varoufakis é interessante, porque, obviamente, passou por todas as negociações – com o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional”, disse Jeremy Corbyn. O líder dos trabalhistas britânicos sempre criticou a forma como o processo de resgate grego foi conduzido.

Yanis Varoufakis vai agora reunir-se com John McDonell, responsável económico do partido para acertar a forma de colaborar com o “Labour”. O The Guardian avança no entanto que o ex-ministro das finanças grego não terá um papel de colaboração formal, mas que participará num conjunto de iniciativas promovidas pelo partido.

A primeira será uma conferência no final do mês de Março, numa fase particularmente importante do país em que se discute a manutenção ou a saída do Reino Unido da União Europeia. Apesar das posições mais radicais adoptadas pelo “Labour”, James Corbyn disse já que vai fazer campanha para que os britânicos se mantenham no bloco comunitário.

Yanis Varoufakis tem estado ultimamente ligado à criação de um movimento pan-europeu anti-austeridade, estando envolvido num conjunto de iniciativas em toda a Europa. O professor universitário que se tem dedicado a palestras e conferências está agora a procurar alargar a base de apoio do movimento a todos os países da União Europeia.

Descomplicador:

Yanis Varoufakis, ex-ministro das finanças grego vai colaborar com o “Labour” de Jeremy Corbyn no Reino Unido. Um dos maiores críticos da austeridade vai agora juntar-se ao líder dos trabalhistas britânicos, auxiliando assim o partido nas questões económicas e financeiras.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *