PSD mantém-se à frente, mas Costa é o preferido para Primeiro-Ministro

A Aximage divulgou hoje uma nova sondagem realizada para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã e que indica mais uma vez que se as eleições se realizassem hoje, o PSD sairia novamente vencedor do sufrágio. Ainda assim, o mais confiável para Primeiro-Ministro é o líder socialista, António Costa, que se mantém à frente de Pedro Passos Coelho.

António CostaO Partido Social Democrata mantém os valores registados em Fevereiro de 36,1% das intenções de voto, mas o Partido Socialista regista uma ligeira descida para os 33,8%, recuando 1%. Quem sobe também é o Bloco de Esquerda, que passa dos 10,9% para os 11,3%, deixando o PCP na mesma com o quarto lugar com 6,6% dos votos. O CDS mantém-se em último lugar, registando também uma descida dos 2,6% para os 2,2%.

Quanto à preferência dos inquiridos para assumir o papel de Primeiro-Ministro, António Costa regista 47,8% das preferências, face aos 41,6% de Pedro Passos Coelho. O Primeiro-Ministro regista assim mais simpatia do que o partido que representa.

Ainda na sondagem foi perguntado aos inquiridos qual a expectativa sobre este governo, com 50,9% a responder que está igual ao esperado, 23,2% a dizerem que está pior do que o esperado e 19,9% a dizerem que está melhor do que o esperado.

Esta sondagem não abrangeu a totalidade da polémica com a ex-Ministra das Finanças do PSD, Maria Luís Albuquerque, tendo sido realizada entre 1 e 4 de Março, dia em que foi dada a conhecer a colaboração da deputada social-democrata com a Arrow.

Descomplicador:

Uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios aponta novamente o primeiro lugar para o PSD caso as eleições se realizassem hoje, com o PS a descer nas intenções de voto. Ainda assim, António Costa é o preferido para Primeiro-Ministro, em comparação com Pedro Passos Coelho.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *